Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da imunidade adaptativa por produtos solúveis de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC): um papel da galanina derivada do tumor?

Resumo

Carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC) é uma neoplasia caracterizada mais comumente por invasão local/regional de prognóstico sombrio quando diagnosticada em estágios avançados. Alterações no perfil de citocinas no plasma de pacientes com HNSCC sugerem um desvio da resposta imune para um padrão Th2, com reduzida produção de interleucina (IL)-2 e aumento da produção de IL-10 à medida que o tumor progride dos estágios 1111 para os estágios IIII1V. Além disso, o status da imunidade adaptativa está relacionado ao desfecho, uma vez que a maior proporção de células T citotóxicas (CD8+) foi associado a uma resposta mais favorável ao tratamento e melhor sobrevivência pós-diagnóstico em casos avançados de HNSCC. Assim, HNSCC tem um marcante efeito na resposta imune, contudo há uma relativa escassez de dados sobre as interações tumor- resposta imune especificamente em HNSCC. Galanina, um peptídeo originalmente relacionado à função de células nervosas, é altamente expresso por algumas linhagens celulares de HNSCC. Este peptídeo pode interagir com três receptores diferentes (GaIR1, 2 e 3), que apresentam níveis variados de expressão em células de HNSCC. Em timócitos de ratos foi detectada a expressão de GalR1 e GaIR3, e o estímulo destas células com galanina inibiu a proliferação e aumentou a apoptose; eventos que no contexto de células de HNSCC expressando níveis elevados de galanina pode representar um mecanismo de evasão da resposta imune. O papel da elevada expressão de galanina por algumas linhagens de células de HNSCC na resposta imune adaptativa ainda não foi investigado e a hipótese principal deste projeto é: a expressão elevada de galanina por células de HNSCC é crucial na modulação da imunidade adaptativa destes tumores. Objetivos específicos: 1.Determinar o efeito de produtos solúveis e galanina de HNSCC na modulação da imunidade adaptativa; 2.Verificar o papel da sinalização via GalR2 em células de HNSCC afetam a imunidade adaptativa e 3. Verificar se a modulação da resposta imune por produtos solúveis e contato direto com células de HNSCC confere uma vantagem para a progressão do tumor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MEDEIROS, MARCELL COSTA; BANERJEE, RAJAT; LIU, MIN; ANOVAZZI, GIOVANA; D'SILVA, NISHA J.; ROSSA, JR., CARLOS. HNSCC subverts PBMCs to secrete soluble products that promote tumor cell proliferation. ONCOTARGET, v. 8, n. 37, p. 60860-60874, . (12/24196-9, 14/06472-4, 14/50312-1, 14/16436-5)
ROSSA, JR., CARLOS; D'SILVA, NISHA J.. Immune-relevant aspects of murine models of head and neck cancer'. Oncogene, v. 38, n. 21, p. 3973-3988, . (17/14283-5, 14/50312-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.