Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas abordagens para análise de especifidade de hospedeiros em comunidades de herbívoros tropicais

Processo: 14/16006-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 23 de outubro de 2014 - 22 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Thomas Michael Lewinsohn
Beneficiário:Thomas Michael Lewinsohn
Pesquisador visitante: Vojtech Novotny
Inst. do pesquisador visitante: Czech Academy of Sciences (CAS), República Tcheca
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia de comunidades  Especificidade de hospedeiro  Diversidade beta  Interação ecológica  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Vojtech Novotny é Chefe do Departamento de Ecologia e Biologia da Conservação da Academia de Ciências da República Tcheca, e Professor Titular na Universidade da Boemia do Sul. Dirige o Centro de Pesquisas Binatang em Papua Nova Guiné, onde lidera uma grande equipe de pesquisadores que investiga insetos herbívoros e suas interações com plantas hospedeiras. Em quase 20 anos, este trabalho gerou uma das maiores e talvez a melhor base de dados de interações de plantas e insetos em florestas tropicais, analisada em muitas publicações incluindo 6 artigos em Science, Nature e PNAS. Novotny é hoje, incontestavelmente, uma das principais lideranças de pesquisa na ecologia de comunidades de insetos tropicais.Iniciamos colaboração com Novotny há 10 anos, quando escrevemos juntos uma revisão sobre comunidades de insetos associados a plantas hospedeiras, publicada na Annual Review of Ecology, Evolution and Systematics em 2005. Este artigo conta hoje com mais de 100 citações e nos estimulou a uma colaboração mais estreita, agora possibilitada por esta sua primeira visita mais extensa ao Brasil, para permanecer um mês em nosso laboratório. O objetivo central desta visita é discutirmos novas abordagens para analisar a especialização trófica em comunidades de insetos herbívoros tropicais, aplicando-as aos conjuntos de dados das florestas de Papua Nova Guiné. Realizaremos análises exploratórias, utilizando novos conceitos e métricas desenvolvidas em nosso laboratório na Unicamp, e que estendem trabalhos teóricos anteriores, tanto nossos como de Novotny. Além disto, pretendemos comparar as comunidades de plantas e insetos que estudamos no Brasil, com comunidades equivalentes de Papua Nova Guiné. Por fim, avaliaremos possibilidades de trabalho cooperativo subsequente, sobre a teoria de organização de comunidades ecológicas, análises conjuntas de dados e estudos de campo comparativos usando os mesmos procedimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE, LEONARDO R.; NOVOTNY, VOJTECH; SEGAR, SIMON T.; WEIBLEN, GEORGE D.; MILLER, SCOTT E.; BASSET, YVES; LEWINSOHN, THOMAS M. Phylogenetic trophic specialization: a robust comparison of herbivorous guilds. Oecologia, v. 185, n. 4, p. 551-559, DEC 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.