Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteômica e bioprospecção dos efeitos da Mentha piperita L. durante a infecção experimental pelo Schistosoma mansoni

Resumo

A esquistossomose é uma doença parasitária causada por vermes sanguíneos do gênero Schistosoma e estima-se que mais de 249 milhões de pessoas são afetadas em todo o mundo. A quantidade limitada de drogas utilizadas para tratamento e o desenvolvimento de resistência aos anti-helmínticos existente, sugere prioridade no desenvolvimento de novas drogas. O modelo murino tem sido amplamente utilizado para estudar a imunopatologia da doença e o desenvolvimento de novos fármacos, já que eles apresentam muito das características da doença humana. A Mentha piperita L. conhecida popularmente como hortelã-pimenta, já teve seus efeitos antiparasitários demonstrados, porém sua ação sobre o S. mansoni é ainda desconhecida. O trabalho propõe o tratamento com o fitoterápico preparado a partir da Mentha piperita L, composto por mentol e mentona, em camundongos infectados com S. mansoni. Será utilizado o Ensaio Cometa para avaliação de possíveis efeitos genotóxicos em células hepáticas e esplênicas desses camundongos, assim como seu efeito sobre vermes adultos de S. mansoni durante a infecção. Além disso, será realizada análise proteômica pelo método eletroforese bidimensional e espectrometia de massas (MAS) para a avaliação de expressão de proteínas do parasito e avaliar quais as proteínas estão sofrendo modificações após esse tratamento. O trabalho tem como objetivo fornecer importantes informações sobre os efeitos biológicos da M. piperita no modelo murino da esquistossomose, permitindo o desenvolvimento de novas ferramentas para a terapia da esquistossomose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEITOSA, KARINA A.; ZAIA, MAURICIO G.; RODRIGUES, VANDERLEI; CASTRO, CYNTHIA A.; CORREIA, RICARDO DE O.; PINTO, FABIO G.; ROSSI, KARINA N. Z. P.; AVO, LUCIMAR R. S.; AFONSO, ANA; ANIBAL, FERNANDA F. Menthol and Menthone Associated with Acetylsalicylic Acid and Their Relation to the Hepatic Fibrosis in Schistosoma mansoni Infected Mice. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 8, JAN 18 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.