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A prática de ensino do direito internacional na perspectiva dos docentes

Processo: 14/00315-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2014 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direito Público
Pesquisador responsável:Salem Hikmat Nasser
Beneficiário:Salem Hikmat Nasser
Instituição-sede: Escola de Direito de São Paulo (DIREITO GV). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Direito internacional  Métodos de ensino  Prática de ensino  Professores 

Resumo

O projeto tem por objetivo identificar o discurso sobre o direito internacional reproduzido pelos docentes da disciplina e os métodos utilizados por eles para o seu ensino em sala de aula e estabelecer a relação entre os métodos e sua formação acadêmica e profissional. Delimitamos o espaço amostral para os melhores cursos de direito no país, num total de quinze instituições, segundo uma combinação de rankings. Utilizaremos os métodos de entrevistas semiestruturadas com os docentes e análise documental (currículos dos docentes e programas de disciplina). Esperamos obter um conjunto de informações sobre as práticas de ensino em aspectos relevantes, tais como o tipo de material utilizado, o método de ensino, as dinâmicas de aula, as formas de avaliação. Da mesma forma, esperamos obter um conjunto de informações sobre o discurso transmitido pelos docentes na disciplina, tais como as características atribuídas ao objeto (direito internacional), os conceitos utilizados, a base teórica aproveitada. Ao final, pretendemos relacionar perfil docente, métodos de ensino e discurso sobre o direito internacional para se compreender como ocorre a construção e a reprodução do direito internacional nas salas de aula. (AU)