Busca avançada
Ano de início
Entree

Postura e envelhecimento: criação de base de dados pública de sinais de oscilação e simulação computacional de mecanismos de controle

Processo: 14/13247-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Marcos Duarte
Beneficiário:Marcos Duarte
Instituição-sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados: Reginaldo Kisho Fukuchi
Assunto(s):Envelhecimento  Postura  Equilíbrio postural  Biomecânica  Controle motor  Simulação por computador  Bases de dados 

Resumo

Deficiências e problemas relacionados ao envelhecimento afetam negativamente o controle do equilíbrio do corpo das pessoas com severos prejuízos à saúde e qualidade de vida. Apesar da relevância do tema, da alta severidade e da grande incidência de problemas relacionados, o controle do equilíbrio nos seres humanos é algo ainda não bem compreendido e por isto tem sido alvo de intensa pesquisa científica. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivos 1) Criação de banco de dados público de sinais de oscilação postural de adultos jovens e idosos e 2) Estudos por modelagem e simulação computacional dos mecanismos de controle da postura ereta. A construção e disponibilização de um banco de dados público de sinais biológicos específicos sobre o controle do equilíbrio permitirá que diferentes grupos de pesquisa no mundo tenham acesso a dados de referência e possam testar métodos inovadores de análise do sinal de estabilografia em um mesmo conjunto de dados. Desta forma, a avaliação do método e a comparação dos diferentes métodos serão mais objetivas. Com este projeto pretendemos aprimorar os métodos de detecção de alterações no controle do equilíbrio e o desenvolvimento de novos métodos de análise. O desenvolvimento de modelos e simulação computacional permitirá elucidar questões específicas sobre os mecanismos do controle postural ainda em discussão na comunidade científica. Em especial, os dados experimentais adquiridos na primeira etapa deste projeto poderão ser melhores interpretados com esta etapa de modelagem e simulação computacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO-RICO, JANINA M.; DUARTE, MARCOS. Asymmetry of Body Weight Distribution During Quiet and Relaxed Standing Tasks. MOTOR CONTROL, v. 23, n. 4, p. 553-565, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS, DAMIANA A.; FUKUCHI, CLAUDIANE A.; FUKUCHI, REGINALDO K.; DUARTE, MARCOS. A data set with kinematic and ground reaction forces of human balance. PeerJ, v. 5, JUL 27 2017. Citações Web of Science: 2.
SANTOS, DAMIANA A.; DUARTE, MARCOS. A public data set of human balance evaluations. PeerJ, v. 4, NOV 2 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.