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Estratégia educativa em precauções para a transmissão de microrganismos na atenção primária em saúde e hospitalar

Processo: 14/08663-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Rosely Moralez de Figueiredo
Beneficiário:Rosely Moralez de Figueiredo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adriana Maria da Silva Felix ; Julia Yaeko Kawagoe ; Maria Clara Padoveze ; Silvia Helena Zem-Mascarenhas ; Stephen Timmons
Bolsa(s) vinculada(s):15/07809-5 - Organização e documentação de dados de pesquisa envolvendo seres humanos, BP.TT
Assunto(s):Educação em saúde  Atenção primária à saúde  Pessoal de saúde  Transmissão de doenças  Estudos de validação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Enfermagem | material educativo | Precaução | validação | Controle de Infecção

Resumo

A adesão dos trabalhadores da saúde às Precauções-Padrão e Precauções Específicas é essencial para prevenir a transmissão de microrganismos, tanto no ambiente hospitalar como na atenção primária à saúde. É sabido que entre os profissionais de saúde a adesão é muito baixa a estas precauções e que outros fatores, além do conhecimento, podem afetar estas práticas. A adesão às práticas de precauções envolvem um complexo processo, que inclui conhecimento, sensibilização, influência social, atitudes, auto-eficácia, intencionalidade e comportamentos (ações) de controle, manutenção e facilitação por parte das estruturas de saúde nas quais os profissionais estão inseridos. Métodos e estratégias que favoreçam a interferência em um ou mais componentes deste complexo sistema podem aumentar a adesão às boas práticas de precauções. Por conseguinte, é necessário desenvolver novas estratégias com potencial para melhorar esta adesão, usando, por exemplo, abordagens das ciências sociais. No Brasil, até o momento, não existem estudos aplicados em larga escala visando a instituir e analisar estratégias que se proponham a aumentar a adesão às práticas de precauções. Este estudo objetiva desenvolver uma ferramenta educacional abordando o tema adesão às precauções que possa ser amplamente utilizada em diferentes tipos de serviços de saúde. Projeto de desenho múltiplo, incluindo um estudo qualitativo com o objetivo de identificar os fatores que afetam a adesão na atenção primária e hospitalar; pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico visando o desenvolvimento da estratégia educativa nos contexto da atenção primária e hospitalar e um estudo metodologico para a validação da estrategia educativa elaborada. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAKO, MICHELLI PACHECO; DA SILVA FELIX, ADRIANA MARIA; KAWAGOE, JULIA YAEKO; PADOVEZE, MARIA CLARA; FERREIRA, SILVIA ALICE; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA; TIMMONS, STEPHEN; BATISTA DIAS PASSOS, ISIS PIENTA; DE FIGUEIREDO, ROSELY MORALEZ. Knowledge about precautions in Primary Health Care: tool validation. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 4, p. 1589-1595, . (14/08663-1)