Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da epidemia de AIDS no município de São Paulo - 1980 a 2012: uma análise espacial com múltiplas abordagens

Resumo

A Aids representa, na atualidade, um dos maiores problemas de saúde pública, por sua gravidade e caráter pandêmico. O Brasil é um dos países com maior número de notificações acumuladas de Aids em todo o mundo, com 608.230 casos notificados de 1980 até junho de 2011, dos quais cerca de 15% residiam no município de São Paulo. Muito já se estudou a respeito do comportamento da epidemia no município de São Paulo; contudo, pouco se sabe a respeito do espaço como determinante das tendências do HIV/Aids nesse município. Alguns fatores de risco relacionados ao agravo envolvem componentes sociais, e podem ser melhor compreendidos por meio de informações agregadas segundo recortes geográficos. Nesse sentido, o uso de ferramentas de análise espacial pode auxiliar a selecionar áreas para políticas e intervenções específicas por parte dos órgãos competentes. São objetivos desse projeto de pesquisa: 1. Descrever a ocorrência dos casos de Aids residentes no município de São Paulo por meio de técnicas de análise espacial, segundo variáveis sociodemográficas, clínicas e epidemiológicas. 2. Analisar os padrões de difusão espacial, temporal e espaço-temporal da epidemia de Aids no município de São Paulo, segundo subgrupos específicos: mulheres, pacientes com 50 anos ou mais de idade, usuários de drogas injetáveis e homossexuais jovens. 3. Verificar, por meio de análise de regressão espacial, a relação entre a incidência e a mortalidade padronizadas por Aids e indicadores sociais, demográficos, econômicos, educacionais, ambientais e ocupacionais segundo recortes geográficos do município de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Saúde Pública da USP oferece bolsa de treinamento técnico na área de epidemia de Aids 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRA CRISTINA GUEDES PELLINI; FRANCISCO CHIARAVALLOTI-NETO; DIRCE MARIA TREVISAN ZANETTA. AIDS in men in the city of São Paulo, 1980–2012: spatial and space-time analysis. Revista de Saúde Pública, v. 54, p. -, 2020.
GUEDES PELLINI, ALESSANDRA CRISTINA; CHIARAVALLOTI-NETO, FRANCISCO; TREVISAN ZANETTA, DIRCE MARIA. AIDS in men in the city of Sao Paulo, 1980-2012: spatial and space-time analysis. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.