Busca avançada
Ano de início
Entree

Polinômios ortogonais e o método multipolar rápido

Processo: 14/17357-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 07 de fevereiro de 2015 - 17 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Cleonice Fátima Bracciali
Beneficiário:Cleonice Fátima Bracciali
Pesquisador visitante: Michael Carley
Inst. do pesquisador visitante: University of Bath, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/13832-9 - Polinômios ortogonais, funções especiais e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Matemática da computação  Polinômios ortogonais 

Resumo

Este Projeto de Pesquisa pretende estabelecer uma colaboração entre pesquisadores do grupo de Polinômios Ortogonais e Similares, da UNESP Campus de São José do Rio Preto e o pesquisador da Universidade de Bath, Inglaterra. Tendo em vista o interesse comum das partes envolvidas, o tema central do Projeto é o desenvolvimento de um método baseado nos Polinômios Ortogonais de Várias Variáveis com o objetivo de aplicá-lo ao cálculo numérico de integrais que ocorrem, tipicamente, na resolução de problemas através do Método Multipolar Rápido (em inglês, Fast Multipole Methods-FMM). Neste método, a base ortonormal do espaço polinomial pode ser construída adaptativamente; como consequência, tem-se a expectativa de que o método seja computacionalmente eficiente além de evitar configurações patológicas que ocorrem na etapa de interpolação dos termos de fonte no interior dos domínios de integração. Pretende-se, ainda, desenvolver uma implementação computacional do método e integrá-la a um programa de propósito geral baseado no FMM, que está sendo desenvolvido pelo pesquisador visitante, com aplicações imediatas a problemas de Dinâmica de Fluidos Computacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRACCIALI, CLEONICE F.; CARLEY, MICHAEL. Quasi-analytical root-finding for non-polynomial functions. NUMERICAL ALGORITHMS, v. 76, n. 3, p. 639-653, NOV 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.