Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões e determinantes das descontinuidades contraceptivas e o papel da anticoncepção de emergência

Processo: 14/02447-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2015 - 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ana Luiza Vilela Borges
Beneficiário:Ana Luiza Vilela Borges
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/09051-2 - Padrões e determinantes das descontinuidades contraceptivas e o papel da anticoncepção de emergência, BP.TT
Assunto(s):Saúde sexual e reprodutiva  Comportamento contraceptivo  Anticoncepção  Planejamento familiar  Mulheres 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticoncepção | Anticoncepção pós-coital | Comportamento contraceptivo | planejamento familiar | saúde sexual e reprodutiva | Saúde sexual e reprodutiva

Resumo

O uso de métodos contraceptivos modernos pela maior parte das mulheres brasileiras não diminuiu, conforme esperado, a ocorrência de gestações não desejadas, abortamentos e, consequentemente, mortes maternas, o que revela uso com perfil irregular e descontínuo. Ao contrário da maior parte dos países em que este fenômeno tem sido observado, há pouca informação sobre os determinantes da ocorrência dessas descontinuidades no Brasil. Pelo fato das inconsistências no uso de métodos serem relativamente comuns, é necessário mensurar o quanto as mulheres interrompem seu uso a despeito de não quererem engravidar e/ou os alternam inúmeras vezes, nem sempre com opção por um método mais eficaz. No sentido de compreender plenamente a dinâmica contraceptiva para além da prevalência e tipos de métodos utilizados, a proposta deste estudo é investigar os padrões e determinantes das descontinuidades contraceptivas, que englobam falhas, interrupções e alternâncias no uso de métodos, considerando também o uso da anticoncepção de emergência. Para isto, será conduzido um estudo quantitativo, do tipo longitudinal retrospectivo, em que uma amostra probabilística de mulheres de 18 a 49 anos de idade usuárias de Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo serão entrevistadas por meio do instrumento Calendário Contraceptivo, amplamente utilizado nas pesquisas no tipo Demographic and Health Survey em mais de 80 países no mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
A sombra da gravidez indesejada 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA LUIZA VILELA BORGES; CHRISTIANE BORGES DO NASCIMENTO CHOFAKIAN; OSMARA ALVES VIANA; EVELINE DO AMOR DIVINO. Descontinuidades contraceptivas no uso do contraceptivo hormonal oral, injetável e do preservativo masculino. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, . (14/02447-5)
VILELA BORGES, ANA LUIZA; MOREAU, CAROLINE; BURKE, ANNE; DOS SANTOS, OSMARA ALVES; CHOFAKIAN, CHRISTIANE BORGES. Women's reproductive health knowledge, attitudes and practices in relation to the Zika virus outbreak in northeast Brazil. PLoS One, v. 13, n. 1, . (14/02447-5)
CHRISTIANE BORGES DO NASCIMENTO CHOFAKIAN; OSMARA ALVES VIANA; EVELINE DO AMOR DIVINO; ANA LUIZA VILELA BORGES. Dinâmica contraceptiva antes e após o uso da anticoncepção de emergência: descontinuidades contraceptivas e bridging. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 12, . (14/02447-5)
ANA LUIZA VILELA BORGES; KARINA SIMÃO ARAÚJO; OSMARA ALVES DOS SANTOS; RENATA FERREIRA SENA GONÇALVES; ELIZABETH FUJIMORI; EVELINE DO AMOR DIVINO. Conhecimento e interesse em usar o dispositivo intrauterino entre mulheres usuárias de unidades de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, . (14/02447-5)
ANA LUIZA VILELA BORGES; CAROLINA CAVALCANTE DA SILVA ALE; CHRISTIANE BORGES DO NASCIMENTO CHOFAKIAN; OSMARA ALVES VIANA; EVELINE DO AMOR DIVINO; ELIZABETH FUJIMORI. Fatores associados à descontinuidade no uso de métodos contraceptivos após a vivência de um abortamento. Rev. Gaúcha Enferm., v. 43, . (14/02447-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.