Busca avançada
Ano de início
Entree

Incorporação de krigagem a modelos de escolha modal

Processo: 13/25035-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Cira Souza Pitombo
Beneficiário:Cira Souza Pitombo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados: Ana Rita Gonçalves Neves Lopes Salgueiro ; Anabele Lindner ; André Luiz Barbosa Nunes da Cunha ; António Jorge Gonçalves de Sousa ; José Alberto Quintanilha ; Mariana Abrantes Giannotti
Assunto(s):Geoestatística  Probabilidade aplicada  Krigagem  Análise espacial  Modais de transportes  Pesquisa origem-destino 

Resumo

Este projeto, com duração prevista de 24 meses, insere-se em uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados, iniciada pela proponente com participação interinstitucional, com orientações de mestrado concluídas e em andamento. O projeto visa à continuidade do desenvolvimento da pesquisa que emprega a utilização de técnicas de geoestatística à modelagem em transportes. O objetivo principal é incorporar a krigagem a previsões de escolha modal, buscando boas estimativas de probabilidades de escolha do modo de transporte em coordenadas geográficas pesquisadas e também desconhecidas. Inicialmente serão calibradas as funções utilidades dos modos de transporte, considerando características desagregadas dos indivíduos, de suas viagens e da zona de tráfego de residência, com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística - krigagem ordinária) será realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas por modelos de escolha discreta, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados serão da Pesquisa Origem-Destino realizada em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PITOMBO, CIRA SOUZA; DE SOUZA, ANDREZA DORNELAS; LINDNER, ANABELE. Comparing decision tree algorithms to estimate intercity trip distribution. TRANSPORTATION RESEARCH PART C-EMERGING TECHNOLOGIES, v. 77, p. 16-32, APR 2017. Citações Web of Science: 10.
LINDNER, ANABELE; PITOMBO, CIRA SOUZA; CUNHA, ANDRE LUIZ. Estimating motorized travel mode choice using classifiers: An application for high-dimensional multicollinear data. TRAVEL BEHAVIOUR AND SOCIETY, v. 6, p. 100-109, JAN 2017. Citações Web of Science: 4.
LINDNER, ANABELE; PITOMBO, CIRA SOUZA; ROCHA, SAMILLE SANTOS; QUINTANILHA, JOSE ALBERTO. Estimation of transit trip production using Factorial Kriging with External Drift: an aggregated data case study. GEO-SPATIAL INFORMATION SCIENCE, v. 19, n. 4, p. 245-254, 2016. Citações Web of Science: 1.
PITOMBO, CIRA SOUZA; SALGUEIRO, ANA RITA; GOMES DA COSTA, ALINE SCHINDLER; ISLER, CASSIANO AUGUSTO. A two-step method for mode choice estimation with socioeconomic and spatial information. SPATIAL STATISTICS, v. 11, p. 45-64, FEB 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.