Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade marginal de restaurações cervicais, feitas com materiais de diferentes módulos de elasticidade, em pré-molares submetidos a carregamento oclusal excêntrico

Resumo

Os materiais restauradores utilizados na região cervical dos dentes podem ser submetidos a resultantes de forças oclusais excêntricas, que já podem ter contribuído à formação da lesão, e deveriam apresentar desempenho capaz de resistir às tensões. Não há consenso, porém, quanto ao papel do módulo de elasticidade de tais materiais no sucesso das respectivas restaurações. Este estudo in vitro se propõe a avaliar a influência do uso de materiais com diferentes módulos de elasticidade, e da associação entre eles, na qualidade marginal de restaurações cervicais em pré-molares submetidos a carregamento oclusal excêntrico. Cavidades cervicais, padronizadas, em forma de cunha, preparadas em 60 pré-molares unirradiculares superiores humanos, hígidos e extraídos, serão restauradas com uma resina composta (Z250 XT®; grupos RCt-teste e RCc-controle); com a resina em associação a um ionômero modificado por resina para forramento (Vitrebond®; grupos Mt e Mc); e com um ionômero modificado por resina para restauração (Vitremer®; grupos CIVt e CIVc). Incluídos em resina acrílica, com a raiz envolta por um ligamento periodontal artificial, os dentes pertencentes aos grupos teste serão submetidos a carregamento oclusal excêntrico (Cicladora Mecânica Pneumática Biocycle - Biopdi, carga dinâmica por ação de ponta metálica em forma de torpedo, 150 N, 1000000 ciclos, 2,5 Hz). Os pertencentes aos grupos controle permanecerão apenas armazenados em água deionizada, a 37ºC. Um sistema adesivo marcado com fluoresceína será utilizado para delimitação dos possíveis defeitos formados, que serão avaliados por meio de microscopia confocal de varredura a laser. Para as variáveis qualitativas (ausência/presença e localização das fendas marginais) será aplicado o teste do qui-quadrado; para as variáveis quantitativas (amplitude e extensão das fendas), caso ocorra normalidade e homogeneidade da distribuição amostral, os testes de ANOVA a um critério e, se necessário, de Tukey (p<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANHESINI, BRUNNA HADDAD; LANDMAYER, KARIN; SALATA NAHSAN, FLAVIA PARDO; PEREIRA, JOSE CARLOS; HONORIO, HEITOR MARQUES; FRANCISCONI-DOS-RIOS, LUCIANA FAVARO. Composite vs. ionomer vs. mixed restoration of wedge-shaped dental cervical lesions: Marginal quality relative to eccentric occlusal loading. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 91, p. 309-314, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.