Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo de coordenação extensível para múltiplas visões coordenadas e abordagens para auxiliar o processo de análise visual

Processo: 13/03452-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Danilo Medeiros Eler
Beneficiário:Danilo Medeiros Eler
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesq. associados:Milton Hirokazu Shimabukuro ; Rogério Eduardo Garcia ; Rosane Minghim
Assunto(s):Arquitetura de software  Visualização 

Resumo

Seguindo a recomendação da FAPESP de não enviar propostas separadas, este projeto apresenta duas propostas de trabalho. A primeira tem por objetivo adaptar o modelo de coordenação desenvolvido durante o doutorado do pesquisador principal. Diferentes técnicas de visualização de informação podem ser utilizadas simultaneamente para explorar um ou mais conjuntos de dados. Para isso, técnicas de coordenação podem ser empregadas para facilitar a exploração e evitar a sobrecarga que o usuário sofre na troca de contexto entre as diferentes técnicas de visualização. No doutorado do pesquisador principal foi proposto um modelo com foco na arquitetura de software de uma ferramenta denominada Projection Explorer (PEx), o que dificulta sua extensão para outros sistemas. Como resultado deste projeto, pretendemos disponibilizar um modelo de coordenação extensível, que possa ser facilmente utilizado por qualquer sistema que necessite realizar a coordenação entre múltiplas visões. Também, na linha principal relacionada à coordenação, pretendemos criar uma arquitetura de software que permita a coordenação remota entre múltiplas visões, possibilitando a colaboração entre diferentes pesquisadores. Por fim, adaptaremos uma das técnicas de coordenação para exploração de coleções de documentos para gerar mapeamentos semânticos com o propósito de destacar mais documentos de interesse. Para isso, uma ontologia será empregada durante a etapa de criação do mapeamento. A segunda proposta está relacionada à melhoria da análise visual de conjuntos de dados, na qual pretendemos melhorar a análise de conjuntos de dados por de abordagens híbridas. Nessa abordagem uniremos duas técnicas de visualização, em uma única visão: uma para destacar o relacionamento entre as instâncias (e.g., projeções multidimensionais) e outra para destacar o relacionamento entre os atributos das instâncias (e.g., coordenadas paralelas). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS ANDREOTTI, ANDRE LUIZ; SILVA, LENON FACHIANO; ELER, DANILO MEDEIROS. Hybrid Visualization Approach to Show Documents Similarity and Content in a Single View. INFORMATION, v. 9, n. 6 JUN 2018. Citações Web of Science: 0.
ELER, DANILO MEDEIROS; GROSA, DENILSON; POLA, IVES; GARCIA, ROGERIO; CORREIA, RONALDO; TEIXEIRA, JAQUELINE. Analysis of Document Pre-Processing Effects in Text and Opinion Mining. INFORMATION, v. 9, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.