Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia e evolução da defesa química nos anfíbios

Processo: 14/18703-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 16 de outubro de 2014 - 06 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Taran Grant
Pesquisador visitante: Edmund D. Brodie Jr.
Inst. do pesquisador visitante: Utah State University (USU), Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/10000-5 - Uma abordagem multidisciplinar para o estudo da diversificação de anfíbios, AP.JP
Assunto(s):Defesa animal  Anfíbios  Anura  Tetrodotoxina 

Resumo

Os anfíbios utilizam defesas químicas contra predadores, patógenos e/ou parasitas, muitas vezes resultando em coloração brilhante, comportamentos extravagantes e interações ecológicas únicas. O Dr. Brodie é um pioneiro nos campos do comportamento de anfíbios e defesa química, com mais de 40 anos de experiência trabalhando em problemas biológicos na Ásia, na América do Norte e na América Central e cerca de 200 publicações, incluindo numerosos artigos na Nature, Science e PNAS. Seu programa é um modelo da investigação interdisciplinar, integrando com sucesso a obtenção rigorosa de dados básicos sobre história natural e comportamento com técnicas de ponta em química e biologia molecular. O objetivo principal da visita do Dr. Brodie é para fortalecer e expandir nossas pesquisas colaborativas sobre a ecologia e evolução da defesa química em anfíbios. Especificamente, vamos definir experimentos para estudar o comportamento defensivo em rãs venenosas, aprender técnicas para detectar e quantificar a tetrodotoxina e definir estudos específicos sobre a defesa química de Brachycephalus, gênero endêmico do Brasil que utiliza a tetrodotoxina na dua defesa química. Dr. Brodie também dará duas palestras (uma no IBUSP, o outro na UNESP de Rio Claro) e visitará cientistas e estudantes no Instituto Butantan e na UNESP, Rio Claro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAILHO-FONTANA, PEDRO LUIZ; JARED, CARLOS; ANTONIAZZI, MARTA MARIA; SCIANI, JULIANA MOZER; ARVALHO PIMENTA, DANIEL C.; STOKES, AMBER N.; GRANT, TARAN; BRODIE, III, EDMUND D.; BRODIE, JR., EDMUND D. Variations in tetrodotoxin levels in populations of Taricha granulosa are expressed in the morphology of their cutaneous glands. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, DEC 6 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.