Resumo
O estudo tem como objetivos caracterizar e localizar os receptores opioides (OR) no Sistema Nervoso Central (SNC) de tieús (Salvator merianae) e iguanas-verdes (Iguana iguana), avaliar o efeito sedativo e analgésico da morfina e do butorfanol nesses animais, além de avaliar a influência da sazonalidade frente a esses testes. Para a caracterização e localização dos OR no SNC, serão realizadas as amplificações dos cDNAs referentes aos OR utilizando a técnica de 3` e 5` RACE PCR, para posteriormente localizar a distribuição dos OR no SNC, por imunohistoquímica. Para realização da segunda e terceira fases os animais (n = 10) serão submetidos a cinco tratamentos: morfina 10mg/kg (GM10), morfina 20mg/kg (GM20), butorfanol 10mg/kg (GB2), butorfanol 20mg/kg (GB20) e 0,5mL de solução salina 0,9% (GC), todos administrados por via IM. Será avaliada a atividade locomotora dos animais antes do tratamento (basal) e em 30 minutos, 1, 2, 3, 4, 6, 12 e 24 horas após a administração dos tratamentos, por meio de teste de campo aberto. A analgesia será avaliada por meio de teste de termoestimulação. Será avaliado o tempo de retirada do membro ao estímulo álgico antes dos tratamentos (basal), aos 30 minutos, 1, 2, 3, 4, 6, 12 e 24 horas após a administração do tratamento. Espera-se que o estudo permita caracterizar e localizar os MOR e KOR no SNC de teiús e iguanas, bem como esclarecer os efeitos sedativos e analgésicos da morfina e do butorfanol nessas espécies. Ademais, espera-se determinar as doses mais adequadas dos opioides testados para os teiús e as iguanas. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL, WILLIAM P.;
CARREGARO, ADRIANO B.;
BRESSAN, THAIS F.;
BISETTO, SHAYNE P.;
MELO, CRISTIANO F.;
SLADKY, KURT K.
Antinociceptive efficacy of intramuscular administration of morphine sulfate and butorphanol tartrate in tegus (Salvator merianae).
AMERICAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH,
v. 78,
n. 9,
p. 1019-1024,
SEP 2017.
Citações Web of Science: 5.