Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de pré-tratamentos na prensagem a frio da polpa e amêndoa de pequi (Caryocar brasiliense Camb.): avaliação do rendimento e composição química do extrato lipídico

Processo: 14/13894-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Cassia Roberta Malacrida Mayer
Beneficiário:Cassia Roberta Malacrida Mayer
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia  Compostos bioativos  Óleos vegetais  Pequi  Carotenoides  Ultrassom 

Resumo

O desenvolvimento de métodos alternativos de extração de compostos com potencial bioativo visando a eliminação ou redução do uso de solventes orgânicos é uma tendência mundial. Além do foco na sustentabilidade, estes métodos visam aumentar a qualidade do produto final. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a aplicação de diferentes pré-tratamentos (enzimático e ultrassom) combinados à extração a frio de extratos lipossolúveis da polpa e da amêndoa de pequi (Caryocar brasiliense Camb.). A escolha do pequi como matéria prima para o presente estudo levou em consideração que se trata de uma fruta cuja polpa é rica em compostos bioativos lipossolúveis, principalmente carotenoides. Além disso, a cultura do pequi é uma fonte de renda para a população do Cerrado brasileiro, sendo seu processamento, na maioria das vezes, realizado ainda de forma rústica. Para tanto, neste estudo, serão otimizados métodos de extração e avaliados os extratos oleosos obtidos com relação à composição em carotenoides, quantificação de compostos fenólicos totais e outras características físico-químicas (cor, matéria insaponificável, ácidos graxos livres e peróxidos). Os resíduos sólidos provenientes dos processos de extração também serão avaliados quanto à composição química e microestrutura. Espera-se, a partir dos resultados, obter produtos de elevada qualidade, reduzindo o uso de solventes no processo de extração, os quais possam ser utilizados pelas indústrias alimentícia e farmacêutica, e agregar valor a frutos típicos da flora brasileira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALACRIDA, CASSIA ROBERTA; FREITAS MORAES, IZABEL CRISTINA; DE ROSSO, VERIDIANA VERA; DA COSTA RODRIGUES, CHRISTIANNE ELISABETE; DE SOUZA, ALLAN CHIEA. Effect of the application of an enzymatic pretreatment on bioactive compounds of Caryocar brasiliense Camb pulp oil. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION, v. 42, n. 12 DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.