Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas de empacotamento, problemas de roteamento, e suas integrações

Processo: 14/16906-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Leonardo Junqueira
Beneficiário:Leonardo Junqueira
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Reinaldo Morabito Neto ; Thiago Alves de Queiroz
Assunto(s):Otimização combinatória  Problemas de corte e empacotamento 

Resumo

Neste projeto de pesquisa serão estudados problemas integrados de roteamento e empacotamento bi e tridimensional. De maneira geral, o objetivo destes problemas consiste em otimizar simultaneamente o planejamento dos roteiros dos veículos e o arranjo da carga dentro dos mesmos, respeitando-se uma série de considerações práticas que advêm dos dois problemas independentes. Os pedidos dos clientes podem ser formados por itens retangulares com duas (p.e., paletes, no caso bidimensional) ou três (p.e., caixas, no caso tridimensional) dimensões espaciais relevantes, e a determinação dos roteiros deve ser decidida levando em consideração a acomodação destes itens dentro de cada veículo. Em particular, além dos usuais cenários envolvendo a integração destes dois problemas e múltiplos veículos, neste projeto será dada especial ênfase a cenários envolvendo a integração destes dois problemas e apenas um único veículo, nos quais a literatura relacionada ainda apresenta carência de estudos, e cujos problemas resultantes aparecem como subproblemas dos casos mais gerais, mas também em situações de dimensionamento de frota e seleção de pedidos. De maneira concisa, os objetivos deste projeto incluem: (i) o estudo, revisão e classificação da literatura relacionada; (ii) a extensão de modelos de programação matemática da literatura para descrever cenários particulares e incorporar outras considerações práticas; (iii) o desenvolvimento de métodos de solução baseados em estratégias de decomposição, de relaxação e heurísticas/meta-heurísticas para resolver os problemas em questão; (iv) a análise e comparação do desempenho dos modelos e métodos propostos ao resolver exemplos extraídos da literatura e de situações reais em que estes problemas aparecem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RANCK JUNIOR, RODOLFO; YANASSE, HORACIO HIDEKI; MORABITO, REINALDO; JUNQUEIRA, LEONARDO. A hybrid approach for a multi-compartment container loading problem. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 137, p. 471-492, DEC 15 2019. Citações Web of Science: 0.
JUNQUEIRA, LEONARDO; MORABITO, REINALDO. On solving three-dimensional open-dimension rectangular packing problems. ENGINEERING OPTIMIZATION, v. 49, n. 5, p. 733-745, 2017. Citações Web of Science: 4.
JUNQUEIRA, LEONARDO; MORABITO, REINALDO. Heuristic algorithms for a three-dimensional loading capacitated vehicle routing problem in a carrier. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING, v. 88, p. 110-130, OCT 2015. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.