Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de movimentação animal: de indivíduos com memória para padrões populacionais

Processo: 14/17833-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Juliana Militão da Silva Berbert
Beneficiário:Juliana Militão da Silva Berbert
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição animal  Dinâmica de populações  Modelos matemáticos  Equações 

Resumo

Este projeto refere-se ao estudo de modelos sobre movimentação animal visando compreender a distribuição espacial de populações biológicas. Interessa-nos saber como as heterogeneidades do espaço e a influência da memória espacial de indivíduos afetam a dinâmica de dispersão de uma população e a geração de padrões relacionados a comportamentos ecológicos como sedentarismo, migração e nomadismo. Os métodos usados incluem o estudo analítico e numérico de equações diferenciais parciais, e uma abordagem computacional através de simulações de Monte Carlo de regras de movimentação que dependem da memória dos indivíduos. Com este estudo propomos utilizar o ferramental da física estatística, computacional e matemática para entender os mecanismos de movimentação e encontrar uma forma de relacioná-los aos padrões de distribuição populacional. Novos resultados neste tópico trariam grande contribuição para área, e mostrariam alguns dos princípios que os animais podem usar para decidir suas movimentações. Este projeto está previsto para ser desenvolvido em dois anos, e também tem como objetivo criar um grupo de pesquisa, nesta linha, dentro da UFABC e estreitar relações com pesquisadores estrangeiros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERBERT, JULIANA M.; LEWIS, MARK A. Superdiffusivity due to resource depletion in random searches. ECOLOGICAL COMPLEXITY, v. 33, p. 41-48, JAN 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.