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O público como um fenômeno eminentemente sociológico problemas relativos à educação, literatura e estratificação social no tempo do romantismo

Processo: 14/12370-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Alexandro Henrique Paixão
Beneficiário:Alexandro Henrique Paixão
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/00841-3 - O estudo e o cultivo das letras na Literatura Portuguesa de Mendes Leal recepcionada no Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro em 1858 e 1868, BP.TT
14/24980-7 - O estudo e o cultivo das letras na Literatura Portuguesa de Mendes Leal recepcionada no Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro em 1858 e 1868, BP.TT
Assunto(s):Sociologia da literatura  Romantismo  Estratificação social  Literatura brasileira  Literatura inglesa 

Resumo

Este projeto intitulado "O público como um fenômeno eminentemente sociológico. Problemas relativos à educação, literatura e estratificação social no tempo do romantismo" nasceu do meu interesse pela questão sociológica do público oitocentista (público leitor, esfera privada literária, opinião pública), discussão que fez parte tanto da minha tese de doutoramento quanto do pós-doutorado recém-concluído no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no eixo-temático literatura, público e "globalização da cultura". Esse trabalho atual busca aprofundar a problemática do público, propondo, em três momentos diferentes entrelaçados entre si, a seguinte pesquisa: a) uma visada teórica do conceito eminentemente sociológico do público (público leitor, esfera privada literária, opinião pública), a partir da obra de dois autores envolvidos com este conceito: Antonio Candido (1918) e Raymond Williams (1921-1988); b) uma pesquisa empírica de um caso particular envolvendo uma biblioteca e uma escola fundada por um público de emigrantes portugueses, no Rio de Janeiro, entre 1858-1888; e c) análise dos resultados, apresentação de uma metodologia de pesquisa e conclusões (gerais e específicas) acerca da discussão teórica e de um estudo de caso. Pesquisa teórica e empírica faz parte deste amplo projeto que pretende cotejar os resultados da análise do estudo de caso (b) com a pesquisa teórica (a), que combinados podem oferecer uma metodologia de pesquisa e conclusões (c) acerca da sociologia da literatura e a educação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIXÃO, Alexandro Henrique. Momentos decisivos em "Através do Brasil". 2018. Dissertação de Mestrado.

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