Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes agentes surfactantes sobre o efeito protetor da película no desenvolvimento da erosão dental

Processo: 13/16944-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Alessandra Buhler Borges
Beneficiário:Alessandra Buhler Borges
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Esmalte dentário  Erosão dentária  Flúor  Perfilometria  Microdureza 

Resumo

A erosão dental é um processo multifatorial que envolve a desmineralização dental pela ação química de ácidos extrínsecos ou intrínsecos. A película adquirida é um biofilme, livre de bactérias, que cobre os tecidos orais sólidos e atua como barreira de difusão ou membrana permeável seletiva, prevenindo o contato direto de ácidos com a superfície dental. Os dentifrícios, normalmente usados no controle do biofilme bucal, possuem detergentes, que podem influenciar na adsorção de proteínas salivares, e atuar diretamente na formação da película adquirida e na liberação de fluoretos para o meio bucal. Assim, é oportuno verificar a ação dos detergentes na capacidade protetora da película adquirida, e na interação do flúor com o esmalte, verificando se, por consequência, estes podem interferir na proteção contra a erosão dental. Serão testados três detergentes (Lauril Sulfato de Sódio, Polisorbato 20 e Cocamidopropil Betaine), em duas concentrações (1,0% e 1,5%). Amostras de esmalte bovinas serão confeccionadas e submetidas a desafio com ácido cítrico durante 5 dias, imersão em saliva humana para formação de película adquirida e em suspensões dos dentifrícios com os detergentes testados, associados ou não ao fluoreto de sódio. Após o primeiro dia, a erosão inicial será determinada por meio de microdureza e após cinco dias a perda de estrutura de esmalte será definida por meio de perfilometria. Além destes, o efeito desses agentes na concentração de flúor das suspensões de dentifrícios, bem como na interação com o esmalte será determinado por meio da mensuração da concentração de flúor nas suspensões e na superfície do esmalte dental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANATTA, RAYSSA FERREIRA; DA SILVA AVILA, DANIELE MARA; MIYAMOTO, KAREN MAYUMI; GOMES TORRES, CARLOS ROCHA; BORGES, ALESSANDRA BUHLER. Influence of Surfactants and Fluoride against Enamel Erosion. Caries Research, v. 53, n. 1, p. 1-9, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.