Busca avançada
Ano de início
Entree

Testando os serviços ecossistêmicos de frutos e frugívoros invasores

Processo: 14/50434-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Mauro Galetti Rodrigues
Beneficiário:Mauro Galetti Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21434-4 - Avaliação do impacto do javaporco (Sus scrofa) sobre a comunidade vegetal e o uso de recursos pela espécie, BP.TT
Assunto(s):Dispersão de sementes  Animais herbívoros  Mata Atlântica  Sus scrofa 

Resumo

Esse projeto de auxilio é dividido em 3 subprojetos: (1) Criar e analisar um banco de dados de interações frugívoros e plantas exóticas na Mata Atlântica, (2) Entender os fatores que favorecem a invasão biológica de uma palmeira invasora (Archontophoenix cunninghamiana) mediada por aves, e seu papel na manutenção das aves frugívoras; (3) Avaliar o papel de um megafrugívoro invasor, o javaporco (Sus scrofa) na dispersão de sementes, herbivoria, pisoteamento e revolvimento do solo em fragmentos florestais. Através de experimentos de campo e observações naturalísticas poderemos entender como essas espécies estão afetando positivamente ou negativamente os ecossistemas empobrecidos em que estão inseridos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROSA, CLARISSA ALVES; WALLAU, MARCELO OSORIO; PEDROSA, FELIPE. Hunting as the Main Technique Used to Control Wild Pigs in Brazil. WILDLIFE SOCIETY BULLETIN, v. 42, n. 1, p. 111-118, MAR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.