Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização, epidemiologia e controle de doenças pós-colheita do abacate Hass

Processo: 14/11897-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Ivan Herman Fischer
Beneficiário:Ivan Herman Fischer
Instituição-sede: Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Carolina Firmino ; Juliana Cristina Sodario Cruz ; Maria Cecília de Arruda
Assunto(s):Pós-colheita  Manejo  Abacate  Colletotrichum  Podridão (doença de planta)  Antracnose  Diagnóstico de doenças em plantas 

Resumo

Um dos grandes problemas na comercialização de abacates é a incidência de doenças pós-colheita, que coincide com o amadurecimento dos frutos. As principais doenças pós-colheita são a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) e as podridões pedunculares (Lasiodiplodia theobromae, Fusicoccum spp. e Neofusicoccum spp.), consideras doenças quiescentes, pois infectam o fruto ainda em desenvolvimento no campo e expressam os sintomas em pós-colheita. Em função da carência de informações precisas sobre os patossistemas e de tecnologias de manejo satisfatórias das doenças pós-colheita, o presente projeto objetiva: (i) quantificar a incidência das doenças pós-colheita em abacates 'Hass' produzidos no estado de São Paulo, identificando as espécies de Fusicoccum spp. e Neofusicoccum spp incidentes e caracterizando a agressividade e a sensibilidade dos principais patógenos aos fungicidas azoxystrobina, difenoconazol, oxicloreto de cobre e tiabendazol; (ii) caracterizar a dinâmica temporal e a distribuição espacial dos principais patógenos pós-colheita, em pomar comercial de abacate 'Hass' de Bauru, SP (iii) avaliar o efeito de produtos químicos e alternativos no controle das podridões em condições de campo e em pós-colheita, realizando a caracterização físico-química nos frutos submetidos aos tratamentos pós-colheita. Os frutos de diferentes procedências serão amostrados em packinghouse localizado em Bauru e os experimentos serão conduzidos em condições controladas na APTA Bauru e em talhões de uma propriedade comercial de Bauru. A identificação molecular dos patógenos será realizada na UNESP Botucatu. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FISCHER, IVAN HERMAN; DE MORAES, MATHEUS FROES; DE ARRUDA PALHARINI, MARIA CECILIA; FILETI, MIRIAN DE SOUZA; SODARIO CRUZ, JULIANA CRISTINA; FIRMINO, ANA CAROLINA. Effect of conventional and alternative products on postharvest disease control in avocados. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 40, n. 1, p. -, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.