Busca avançada
Ano de início
Entree

Neodesenvolvimentismo ou neoliberalismo: o sentido da integração regional sul-americana liderada pelo Brasil

Processo: 14/05549-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Fabio Luis Barbosa dos Santos
Beneficiário:Fabio Luis Barbosa dos Santos
Instituição-sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Osasco. Osasco , SP, Brasil
Assunto(s):América do Sul  Relações internacionais  Neoliberalismo  Integração regional 

Resumo

Esta pesquisa objetiva contribuir para com o debate em torno do sentido da integração regional sul-americana em curso, protagonizada pelo Brasil. Abordaremos a questão por meio de duas pesquisas de campo que privilegiam fontes de outros países sul-americanos. Em uma frente, estudaremos a estratégia de integração regional de dois países identificados com as polaridades do debate entre neoliberalismo e neodesenvolvimentismo na América do Sul, Colômbia e Venezuela, ambos integrantes da UNASUL. Em outra frente, investigaremos a percepção entre movimentos sociais do impacto socioambiental do conjunto de obras associados à IIRSA e as empreiteiras brasileiras em dois países andinos, Bolívia e Peru. Adicionalmente, solicitamos bolsas de treinamento técnico para estudar a percepção dos Estados Unidos sobre o sentido da integração regional sul-americana e para uma comparação entre a IIRSA e o Proyecto Mesoamerica. A hipótese que articula as diferentes dimensões da pesquisa proposta é que o processo de integração regional sul-americana apoiado pelas gestões petistas no Brasil apresenta elementos de continuidade fundamentais em relação aos seus predecessores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA DOS SANTOS, FABIO LUIS. Neo-development of underdevelopment: Brazil and the political economy of South American integration under the Workers' Party. GLOBALIZATIONS, v. 16, n. 2, SI, p. 216-231, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.