Busca avançada
Ano de início
Entree

Depósitos carbonáticos quaternários da Serra da Bodoquena e Pantanal do Miranda (MS): geocronologia e aspectos paleoclimáticos

Processo: 14/14433-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2014 - 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:William Sallun Filho
Beneficiário:William Sallun Filho
Instituição-sede: Instituto Geológico. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:André Oliveira Sawakuchi ; Francisco William da Cruz Junior ; Paulo César Boggiani
Assunto(s):Paleoclimatologia  Geocronologia  Estratigrafia  Deposição de sedimentos  Carbonatos  Bodoquena (MS)  Pantanal 

Resumo

A proposta deste projeto é realizar um estudo detalhado dos depósitos carbonáticos continentais da Serra da Bodoquena e Pantanal do Miranda. Os objetivos principais são estabelecer a cronologia para sua deposição e os fatores paleoclimáticos e paleoambientais que a influenciaram durante o quaternário no contexto do Pantanal Sul Matogrossense. Por suas características particulares, os depósitos carbonáticos continentais compreendem um sistema onde a obtenção de idades confiáveis é complexa, por esta razão, diversas metodologias geocronológicas serão aplicadas, especialmente o radiocarbono e a luminescência opticamente estimulada, para obtenção de idades o mais confiáveis possíveis. Estudos geocronológicos detalhados são fundamentais para correlacioná-los com outros depósitos sedimentares e para estudos paleoclimáticos. Como resultados, espera-se obter a cronologia de desenvolvimento dos carbonatos, e também buscar os principais proxies paleoambientais e paleoclimáticos que influenciaram sua deposição. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉ OLIVEIRA SAWAKUCHI; VINICIUS RIBAU MENDES; FABIANO DO NASCIMENTO PUPIM; THAYS DESIREE MINELI; LIGIA MARIA ALMEIDA LEITE RIBEIRO; ANDRE ZULAR; CARLOS CONFORTI FERREIRA GUEDES; PAULO CÉSAR FONSECA GIANNINI; LUCIANA NOGUEIRA; WILLIAM SALLUN FILHO; MARIO LUIS ASSINE. Optically stimulated luminescence and isothermal thermoluminescence dating of high sensitivity and well bleached quartz from Brazilian sediments: from Late Holocene to beyond the Quaternary?. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 46, p. 209-226, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.