Busca avançada
Ano de início
Entree

Consolidação da linha de pesquisa em interfaces envolvendo líquidos imiscíveis

Processo: 14/13602-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2014 - 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Hugo Barbosa Suffredini
Beneficiário:Hugo Barbosa Suffredini
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Química de interfaces  Eletroquímica  Eletroanalítica  Espectrofotometria  Óleos 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por principal finalidade a consolidação da linha de pesquisas em sistemas interfaciais envolvendo dois ou mais líquidos imiscíveis, utilizando-se a eletroquímica e técnicas espectrofotométricas como principais ferramentas de trabalho. Resultados preliminares demonstram que este tipo de sistema interfacial pode gerar estudos em diferentes áreas de interesse tecnológico e das engenharias, como a detecção de espécies contaminantes lipossolúveis diretamente na fase óleo, a avaliação de corrosão em dutos de petróleo, verificação do poder anti-oxidante de vitaminas e o entendimento dos processos de difusão e partição entre estes líquidos imiscíveis e as espécies envolvidas. Para que o projeto transcorra de maneira adequada, serão realizados estudos eletroquímicos diretamente em interfaces do tipo água/óleo, sendo que a fase óleo representa a matriz de maior interesse, podendo ser contaminada artificialmente com moléculas lipossolúveis de diferentes origens. Esta metodologia aplicada diretamente em interfaces água/óleo abre boas possibilidades de estudos, devido às limitações naturais de realizar estudos eletroquímicos diretamente em fase óleo. Neste tipo de sistema, a fase aquosa é sempre constituída por eletrólito de suporte convencional. Um dos pontos mais importantes é a observação do comportamento dinâmico e no equilíbrio das espécies presentes nas duas fases, buscando-se entender os fenômenos de transporte de massa e carga envolvidos neste tipo de sistema. Como exemplo, existe a possibilidade de estabelecer uma maneira simples para o cálculo dos coeficientes de partição gerados no equilíbrio do sistema, que será discutido no projeto. Estudos envolvendo de espectroscopia, para acompanhar o decréscimo de concentração de analitos na fase óleo, medidas de ângulo de contato e técnicas eletroquímicas de pulso, como voltametria de onda-quadrada ou pulso diferencial, servirão de suporte básico para a realização da pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERVAL A. SILVA; REJANE M. P. SILVA; KEYLA T. SANTOS; TATIANA S. ARAUJO; ALEXANDRE C. ALCÂNTARA; HUGO B. SUFFREDINI. METODOLOGIA PARA DETECÇÃO ELETROQUÍMICA QUALITATIVA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM INTERFACES PETRÓLEO/ÁGUA. Química Nova, v. 42, n. 1, p. 95-98, Jan. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.