Busca avançada
Ano de início
Entree

Genômica comparativa de três isolados de Pseudomonas putida detectados em diferentes ambientes de plantas de Coffea arabica e avaliação do potencial de promoção de crescimento no cafeeiro

Processo: 14/11544-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2014 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Jorge Maurício Costa Mondego
Beneficiário:Jorge Maurício Costa Mondego
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Augusto Colombo ; Marcelo Brocchi ; Marcelo Falsarella Carazzolle ; Márcio José da Silva
Assunto(s):Genômica  Estudo comparativo  Café  Pseudomonas putida  Análise de sequência de DNA  Crescimento vegetal 

Resumo

Pseudomonas putida é uma espécie bacteriana com capacidade de colonizar uma grande gama de ambientes. P. putida é conhecida principalmente por ser uma bactéria benéfica aos vegetais. A produção de auxinas e sideróforos por essas bactérias melhoram o desenvolvimento vegetal conferindo um ganho na produção e dando maior proteção contra possíveis patógenos. Durante as anotações do banco de ESTs de C. arabica detectamos uma grande quantidade de sequências de Pseudomonas no banco, o que nos sugeriu que tais Pseudomonas habitavam o cafeeiro. Através de isolamentos das folhas (filosfera), rizosfera e do ambiente interno das raízes (endófitos de raiz) de C. arabica foram conseguidos cinco isolados distintos de P. putida. Esses isolados foram testados preliminarmente quanto à produção de auxinas, sideróforos, resistência à cafeína e resistência a estresse hídrico. Foi encontrada correlação entre os resultados fisiológicos e os ambientes onde cada bactéria foi isolada. Este projeto pretende verificar as diferenças genômicas entre os isolados, correlacionando-as com os dados fisiológicos preliminares que serão repetidos e expandidos durante o projeto. Para tal, três isolados, cada um detectado em um nicho diferente, terão seus DNAs sequenciados e analisados comparativamente. Tal abordagem, que vem sendo nomeada como análise 'pan-genômica', visa ao entendimento do porque organismos da mesma espécie compartilhando um mesmo hospedeiro exibem comportamentos ecológicos e fisiológicos distintos. Além disso, esses isolados serão inoculados em sementes do cafeeiro e dados de crescimento das plantas serão catalogados e correlacionados com a fisiologia bacteriana e com os dados genômicos. Este tipo de conhecimento permitirá melhor explorar as potencialidades destes organismos como promotores de crescimento no cafeeiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEANDRO PIO DE SOUSA; MARCIO JOSÉ DA SILVA; JORGE MAURÍCIO COSTA MONDEGO. Leaf-associated bacterial microbiota of coffee and its correlation with manganese and calcium levels on leaves. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 2, p. -, Jun. 2018.
DE SOUSA, LEANDRO PIO; DA SILVA, MARCIO JOSE; COSTA MONDEGO, JORGE MAURICIO. Leaf-associated bacterial microbiota of coffee and its correlation with manganese and calcium levels on leaves. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 2, p. 455-465, APR-JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.