Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento das candidemias na região oeste do estado de São Paulo: caracterização fenotípica, genotípica e correlação com os fatores de risco em pacientes com câncer para desenvolvimento de protocolo epidemiológico

Resumo

A candidemia é um problema de saúde pública em hospitais terciários de todo o mundo, principalmente em pacientes com câncer, nos quais está associada à alta mortalidade. Assim, com a finalidade de contribuir para a alteração deste panorama, este estudo terá como objetivos: 1) verificar a frequência das espécies de leveduras, isoladas de sangue em hospital público terciário específico no atendimento de pacientes com câncer no interior de São Paulo - SP; 2) verificar, através de métodos moleculares, a presença de C. dubliniensis, dentre os fenótipos de C. albicans; 3) verificar, através de métodos moleculares, a prevalência de C. parapsilosis sensu stricto, C. orthopsilosis, C. metapsilosis, C. glabrata sensu stricto, C. bracarensis e C. nivariensis; 4) determinar e comparar aos fatores relacionados à virulência: produção das enzimas proteinase, fosfolipase e hemolisina; 5) determinar e comparar a habilidade das amostras em produzir biofilme; 6) avaliar os padrões de sensibilidade dos isolados frente a antifúngicos utilizados na clínica por meio do método E-test; 7) estudar e comparar o perfil genotípico de isolados de C. albicans, C. parapsilosis e C. glabrata por meio de análise de marcadores microssatélites, elucidando-se também um possível surto hospitalar ocorrido; 8) correlacionar as espécies identificadas com os dados de sensibilidade antifúngica e os fatores de risco dos pacientes a fim de organizar um protocolo epidemiológico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARNONI, MARIANA VOLPE; PAULA, CLAUDETE RODRIGUES; AULER, MARCOS ERENO; NAOZUKA SIMOES, CIRILO CESAR; NAKANO, SHIRLEY; SZESZS, MARIA WALDEREZ; CARVALHO MELHEM, MARCIA DE SOUZA; RICHINI PEREIRA, VIRGINIA BODELAO; GARCES, HANS GARCIA; BAGAGLI, EDUARDO; SILVA, ERIQUES GONCALVES; DE MACEDO, MELISSA FERREIRA; RUIZ, LUCIANA DA SILVA. Infections Caused by Fusarium Species in Pediatric Cancer Patients and Review of Published Literature. Mycopathologia, v. 183, n. 6, p. 941-949, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.