Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de miRNAs em cana-de-açúcar submetida a estresses biótico e abiótico

Resumo

A cana-de-açúcar é atualmente uma das principais culturas da agroindústria brasileira e mundial, o que tem levado a uma grande expansão da área cultivada submetendo a cultura a diferentes tipos de solo e condições climáticas. Um dos problemas enfrentados é a presença de moléculas tóxicas no solo, como o alumínio (Al3+), que interfere no desenvolvimento radicular comprometendo o desenvolvimento das plantas. Além dos fatores abióticos a cana também é afetada por fatores bióticos como a doença conhecida por "escaldadura das folhas", causada pela bactéria Gram-negativa Xanthomonas albilineans, considerada uma das principais doenças da cultura. A sintomatologia na fase crônica se caracteriza pelo aparecimento de uma faixa branca ao lado da nervura central da folha, que evolui até ficar totalmente queimada, sendo observado também o brotamento acelerado e incomum. O desenvolvimento de cultivares tolerantes é sempre a melhor opção no controle das doenças. A tolerância e sensibilidade a fatores bióticos e abióticos estão relacionadas com a expressão de genes e entre eles os miRNA tem se mostrado importantes reguladores em vários mecanismos de resposta, e descritos como responsáveis pela regulação de genes relacionados a adaptação das plantas aos diferentes tipos de estresse. O objetivo deste trabalho é validar e analisar a expressão de miRNAs envolvidos na resposta a estresse biótico e abiótico foram selecionados os microRNAs miR159; miR164; miR168; miR319 e miR397. A análise da expressão dos microRNAs pode fornecer informações importantes do desenvolvimento da planta e sua tolerância ou sensibilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA-SANTOS, T. M.; NOGUEIRA, L. F.; PAZ, T. A.; DA SILVA, R. G.; SILVA, J. O. L.; CRESTE, S.; ZINGARETTI, S. M.. Early down-regulation of chorismate mutase 2 gene expression in a sugarcane cultivar tolerant to Xanthomonas albilineans infection. Genetics and Molecular Research, v. 18, n. 2, . (14/19667-8)
DA SILVA, RENAN GONCALVES; ROSA-SANTOS, THIAGO MATEUS; FRANCA, SUZELEI DE CASTRO; KOTTAPALLI, PRATIBHA; KOTTAPALLI, KAMESWARA RAO; ZINGARETTI, SONIA MARLI. Microtranscriptome analysis of sugarcane cultivars in response to aluminum stress. PLoS One, v. 14, n. 11, . (14/19667-8, 15/50451-4)
ROSA-SANTOS, THIAGO MATEUS; DA SILVA, RENAN GONCALVES; KUMAR, POORNASREE; KOTTAPALLI, PRATIBHA; CRASTO, CHIQUITO; KOTTAPALLI, KAMESWARA RAO; FRANCA, SUZELEI CASTRO; ZINGARETTI, SONIA MARLI. Molecular Mechanisms Underlying Sugarcane Response to Aluminum Stress by RNA-Seq. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 21, . (15/50451-4, 14/19667-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.