Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de marcadores de competência envolvidos no ciclo celular de oócitos caninos pela análise proteômica

Resumo

Nos mamíferos, os oócitos ao serem removidos do ambiente folicular, deixam de ter o sinal que mantém o bloqueio meiótico e reiniciam a meiose. Nas cadelas, embora o oócito possa retomar espontaneamente a meiose in vitro, as taxas de maturação são muito baixas e a porcentagem de oócitos que permanecem em VG é alta. Vários estudos têm buscado a compreensão da regulação do ciclo celular em oócitos de mamíferos, especialmente a regulação de uma série de proteínas fosfatases e quinases que controlam a meiose, para elucidar o que mantém a meiose bloqueada. Desta forma, este projeto tem como objetivo consolidar e ampliar o estudo experimental e aplicado, com ênfase no controle do ciclo celular de oócitos caninos e sua associação com a competência oocitária nesta espécie animal, por meio de técnicas moleculares refinadas que identifiquem a expressão de seus biomarcadores alvo. Os ovários serão coletados de cadelas consideradas hígidas ao exame clínico e submetidas à ováriosalpingohisterectomia (OSH) eletiva. Os oócitos serão selecionados para a maturação in vitro (MIV) e avaliados nos tempos 0h, 24h, 48h e 72h. A técnica da proteômica será utilizada para identificar e quantificar a expressão das proteínas envolvidas no controle do ciclo celular e a técnica da Imunofluorescência para avaliar a localização destas proteínas durante os diferentes estágios da MIV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, LEDA MARIA C.; BERSANO, PAULO RICARDO O.; ROCHA, DANILO D.; LOPES, MARIA DENISE. Effect of EGF on expression and localization of maturation-promoting factor, mitogen-activated protein kinase, p34(cdc2) and cyclin B during different culture periods on in vitro maturation of canine oocytes. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 54, n. 2, p. 325-341, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.
COSTA PEREIRA, LEDA MARIA; THONGKITTIDILOK, CHOMMANART; LOPES, MARIA DENISE; SONGSASEN, NUCHARIN. Effect of anti-apoptotic drug Z-VAD-FMK on in vitro viability of dog follicles. Theriogenology, v. 122, p. 124-129, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.