Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de polimorfismos causais em genes associados com a precocidade sexual em novilhas Nelore

Processo: 13/08011-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2015 - 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Henrique Nunes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesq. associados: Fabio Ricardo Pablos de Souza ; Humberto Tonhati ; Lucia Galvão de Albuquerque
Assunto(s):Gado Nelore  Hormônios esteroides gonadais  SNP  Maturidade sexual  Polimorfismo genético  Metabolismo dos lipídeos  Prenhez 

Resumo

A probabilidade de prenhez de novilhas é uma característica de alto valor econômico para a raça Nelore. A variabilidade existente entre as novilhas, nem sempre é detectada, pois a maioria dos criadores não expõe novilhas ainda jovens e a característica apresenta distribuição binominal (prenhez ou não prenhez), o que dificulta suas análises. O amadurecimento do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal sobre a precocidade de prenhez está possivelmente relacionada com fator endócrino primário, necessário ao desencadeamento da puberdade em novilhas. Portanto, a maturação do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal é responsável pelo desencadeamento da puberdade e consequentemente manutenção da prenhez através de hormônios e fatores responsáveis pelo reconhecimento materno no início da gestação em novilhas púberes. A influência do tecido adiposo sobre a precocidade de prenhez está possivelmente relacionada com a função endócrina deste tecido, sendo responsável por liberar hormônios que são precursores dos hormônios sexuais e que agem diretamente na precocidade sexual. Em estudos genômicos anteriores foram detectados efeitos significativos de haplótipos formados por SNPs localizados em genes relacionados ao metabolismo de lipídeos e genes do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal como candidatos para a precocidade sexual. Este trabalho tem como objetivo detectar polimorfismos causais nos genes FABP4, PPP3CA, XKR4, PAPPA-A, PAPPA-A2, MBL-1, ESRRG, IGF-1, LEP e DGAT-1 e, desse modo, auxiliar futuramente na seleção de reprodutores com o auxilio de ferramentas moleculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBERO, M. M. D.; SANTOS, D. J. A.; TAKADA, L.; DE CAMARGO, G. M. F.; FREITAS, A. C.; DIAZ, I. S. D. P.; DE SOUZA, F. R. P.; TONHATI, H.; ALBUQUERQUE, L. G.; OLIVEIRA, H. N. Prospecting polymorphisms in the PPP3CA and FABP4 genes and their association with early pregnancy probability in Nellore heifers. LIVESTOCK SCIENCE, v. 203, p. 76-81, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.