Busca avançada
Ano de início
Entree

The role of AMH signaling on medaka sex differentiation and gametogenesis

Resumo

A sinalização do Amh é um importante efetor na decisão quando a gônada bipotencial irá se tomar um testículo ou um ovário. Estudos em hotei medaka, onde o receptor tipo 2 Amh é mutado mostram uma "overproliferação" das células germinativas e reversão sexual de macho para fêmea. Nossa hipótese é que o Amh regula o número de células germinativas, que pode influenciar na decisão da diferenciação sexual em medaka. Além disso, o Amh deve ter um papel na gametogênese dos adultos. Desta forma, pretende-se avaliar a sinalização do Amh durante a diferenciação sexual e gametogênese. Para tanto, linhagens transgênicas superexpressando amhr2 ou knockouts para amh/amhr2 serão geradas em medaka. Escaneamento genético do cromossomo Y contrastado com histologia gonadal serão realizadas para avaliar a reversão sexual. Além disso, o número de células germinativas, proliferação e liberação de esteroides gonadais serão conduzidas em cada linhagem transgênica. Todos estes resultados irão prover um melhor entendimento do papel do Amh como um importante efetor no controle do número de células germinativas, que deve influenciar na decisão da diferenciação sexual e gametogênese em medaka. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DU, KANG; WUERTZ, SVEN; ADOLFI, MATEUS; KNEITZ, SUSANNE; STOECK, MATTHIAS; OLIVEIRA, MARCOS; NOBREGA, RAFAEL; ORMANNS, JENNY; KLOAS, WERNER; FERON, ROMAIN; KLOPP, CHRISTOPHE; PARRINELLO, HUGUES; JOURNOT, LAURENT; HE, SHUNPING; POSTLETHWAIT, JOHN; MEYER, AXEL; GUIGUEN, YANN; SCHARTL, MANFRED. The genome of the arapaima (Arapaima gigas) provides insights into gigantism, fast growth and chromosomal sex determination. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, MAR 28 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.