Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do ciclo de vida de várias configurações de processo de produção de biodiesel a partir de microalgas Botryococcus braunii

Processo: 14/18979-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 04 de maio de 2015 - 03 de maio de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Rubens Maciel Filho
Pesquisador visitante: Marija Tasic
Inst. do pesquisador visitante: University of Nis, Sérvia
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biocombustíveis  Bioenergia  Microalgas 

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo avaliar a viabilidade técnica, econômica e ecológica da conversão de biomassa algal proveniente da microalga Botryococcus braunii em biocombustível, como o biodiesel em escala comercial, usando dados experimentais e da literatura. Esta pesquisa apresenta uma abordagem sistemática para a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de novas tecnologias renováveis aplicadas aos biocombustíveis de segunda geração a partir de microalgas. O método LCA é baseado no uso integrado de software de simulação de processos e é direcionado para criação de modelos de simulação realística. Com isso será possível fornecer informações para a tomada de decisão sobre o desenvolvimento de tecnologia inovadora e de planejamento da pesquisa em escala industrial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TASIC, MARIJA B.; RIOS PINTO, LUISA FERNANDA; KLEIN, BRUNO COLLING; VELJKOVIC, VLADA B.; MACIEL FILHO, RUBENS. Botryococcus braunii for biodiesel production. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 64, p. 260-270, OCT 2016. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.