Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de fatores de transcrição CBF em eucalipto e verificação de sua potencialidade contra estresses abióticos

Processo: 14/23541-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Paulo Mazzafera
Beneficiário:Paulo Mazzafera
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/09867-5 - Transformação de Arabidopsis thaliana com genes CBF e sua caracterização contra estresses, BP.TT
15/12580-7 - Transformação de Arabidopsis thaliana com genes CBF e sua caracterização contra estresses, BP.TT
Assunto(s):Eucalipto  Fisiologia vegetal  Baixa temperatura  Tolerância  Estresse fisiológico  Fatores abióticos 

Resumo

Baixa temperatura afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento das plantas. Os genes DREBs pertencem à família de fatores de transcrição APETALA2 (AP2) que se ligam ao elemento em cis ETR/CRT e regulam a expressão de genes de resposta ao estresse, sendo que genes DREB1/CBF parecem estar estreitamente relacionados à tolerância ao estresse por baixa temperatura em plantas. Muito do que se conhece sobre isto está baseado na planta modelo Arabidopsis thaliana. Nesta espécie são conhecidos quatro genes (CBF1-4), sendo que três (CBF1-3) estão relacionados com a tolerância ao frio e outro com estresse hídrico. Porém existem exceções na literatura mostrando que homólogos aos CBF1-3 de A. thaliana podem conferir tolerância a outros tipos de estresses, como por exemplo salinidade. Devido ao grande número de espécies de Eucalyptus e à sua ampla distribuição em seu centro de origem, a Austrália, sua adaptação a diversas formas de estresses é conhecida. O eucalipto representa a cultura florestal de maior significância no Brasil, que é o maior produtor mundial de celulose. Estudos sobre a diversidade gênica dos genes CBF em eucalipto podem contribuir para o aprimoramento da tolerância a estresses e com isso manter a alta produtividade ao adequar espécies com bom aproveitamento tecnológico à condições ambientais adversas. O objetivo deste trabalho é identificar novos genes CBF em espécies de Eucalyptus e verificar se além do frio eles também conferem tolerância a outros estresses como salinidade, seca e ao metal pesado Cu. O fator de discriminação para a identificação será com base na capacidade das plantas em tolerar ao frio, acompanhando a eficiência do fotossistema II e a capacidade de eliminar espécies reativas de oxigênio. As provas de função serão feitas através da expressão dos genes isolados em mutantes Arabidopsis thaliana deficientes de genes CBF. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHIMPL, FLAVIA CAMILA; RIBEIRO, RAFAEL VASCONCELOS; PEREIRA, LUCIANO; RODRIGUES, HAROLDO SILVA; MAZZAFERA, PAULO. Photochemical responses to abrupt and gradual chilling treatments in eucalyptus species. THEORETICAL AND EXPERIMENTAL PLANT PHYSIOLOGY, v. 30, n. 1, p. 9-17, MAR 2018. Citações Web of Science: 0.
DE SANTANA COSTA, MARILIA GABRIELA; MAZZAFERA, PAULO; BALBUENA, TIAGO SANTANA. Insights into temperature modulation of the Eucalyptus globulus and Eucalyptus grandis antioxidant and lignification subproteomes. Phytochemistry, v. 137, p. 15-23, MAY 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.