Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de mésons e propriedades do nucleon no vácuo e no meio nuclear baseado no formalismo da frente luz

Processo: 14/26892-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Vigência: 25 de março de 2015 - 24 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Joao Pacheco Bicudo Cabral de Mello
Beneficiário:Joao Pacheco Bicudo Cabral de Mello
Pesquisador visitante: Kazuo Tsushima
Inst. do pesquisador visitante: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Brasil
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria quântica de campos  Quarks  Mésons  Nucleons  Cromodinâmica quântica  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Os principais interesses de nossos projetos são para explorar a estrutura quark interagindo fortemente, no espaço livre e no meio,em termos das interações eletromagnéticas e fracas (interações eletrofracas), e da interação forte (QCD),através da utilização das dinâmicas estabelecidas no Modelo Padrão.Em particular, acredita-se que os hádrons em nosso universo obtêm suas massas físicas no espaço livre, devido à quebra espontânea desimetria quiral, e / ou pela quebra simetria no contexto da QCD. Estas simetrias são quebradas espontaneamente. Acredita-se que podem ser parcialmente restauradas em meios com alta densidade de hádronse temperatura (restauração parcial da simetria quiral).Como consequência, as massas e as propriedades dos hádrons são modificado pelo meio, como apoiado por vários fatos experimentais,como no efeito EMC, fatores de forma eletromagnética para os prótons,possível formação de fase plasma quark-glúon,e o fato da existência de nêutrons estáveis em núcleos.Assim, o estudo da estrutura de quark dos hádrons no espaço livre no meio denso, desempenham papéis importantes para compreender a existência de matéria em nosso universo, como as formas que podemos observar geralmente por experimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMALHO, G.; TSUSHIMA, K. Axial form factors of the octet baryons in a covariant quark model. Physical Review D, v. 94, n. 1 JUL 1 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.