Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do estresse hídrico e mineral sobre a atividade cambial e a formação do lenho de Eucalyptus grandis: identificação das propriedades para estudos de interação genótipo X ambiente sob mudanças climáticas

Processo: 13/25642-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2014 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Mario Tommasiello Filho
Beneficiário:Mario Tommasiello Filho
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal  Eucalipto  Fertilização  Estresse hídrico  Interação gene-ambiente  Mudança climática 

Resumo

O projeto tem por objetivo o estudo do impacto da substituição do sódio (Na) por potássio (K) na resposta do eucalipto ao estresse hídrico e desenvolvimento da árvore, até a idade de 6 anos. Os experimentos de campo já estão em andamento na Estação Experimental de Itatinga da ESALQ-USP, como partes de projetos conjuntos entre a ESALQ e o CIRAD (Projeto Temático FAPESP 2010/16623-9, Projeto Regular 02/11827-9 e 05/60312-0), onde foi implantado um experimento de exclusão de água. Com o projeto atual pretende-se introduzir análises da atividade cambial e formação do lenho aos estudos de ecofisiologia que estão sendo conduzidos nos projetos atuais e passados e outros estudos em genômica do Laboratório Max Feffer de Genética de Plantas do Departamento de Genética da ESALQ/USP utilizando as mesmas árvores. O que se pretende é identificar as propriedades do lenho que podem estar envolvidas na regulação do uso eficiente da água, bem como o efeito de substituição do Na por K no cultivo de eucaliptos. O entendimento da formação do lenho e a capacidade hidráulica do eucalipto será importante para a seleção de genótipos adaptados ao estresse hídrico em ambientes com limitação de nutrientes. O projeto é parte de uma pesquisa conjunta estabelecida entre os Departamentos de Ciências Florestais e Genética da ESALQ/USP e o CIRAD-França. Dois pesquisadores do CIRAD, Dr. Gilles Chaix e a MS Bénédicte Favreau, já estão trabalhando na ESALQ e devem liderar esse projeto juntamente com prof. Mario Tomazello Filho e o grupo de estudantes de Mestrado, Doutorados e Pós-doutorado do Laboratório de Anatomia e Identificação da Madeira do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. O projeto também conta com a contribuição: - do projeto bilateral entre Agropolis Foundation e CAPES coordenados pelos Drs. Gilles Chaix e Prof Mario Tomazello "Impacto do estresse hídrico e da nutrição mineral nas propriedades da madeira e na expressão gênica de espécies de eucalipto" (editas 57/2012), e do projeto CNPq (Edital MCT/CNPq 014/2012) "Mudanças climáticas globais: indução do estresse hídrico por exclusão de chuva e efeito no crescimento e formação e qualidade do lenho de árvores de E. grandis com fertilização potássica e sódica". (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAMBI-LEGOAS, ROGER; CHAIX, GILLES; TOMAZELLO-FILHO, MARIO. Effects of potassium/sodium fertilization and throughfall exclusion on growth patterns of Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden during extreme drought periods. NEW FORESTS, v. 51, n. 1, p. 21-40, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.
HERRERO-LANGREO, ANA; GORRETTA, NATHALIE; TISSEYRE, BRUNO; GOWEN, AOIFE; XU, JUN-LI; CHAIX, GILLES; ROGER, JEAN-MICHEL. Using spatial information for evaluating the quality of prediction maps from hyperspectral images: A geostatistical approach. Analytica Chimica Acta, v. 1077, p. 116-128, OCT 24 2019. Citações Web of Science: 0.
ARNAUD, CHARLENE; BRANCHERIAU, LOIC; SABATIER, SYLVIE; HEINZ, CHRISTINE; CHAIX, GILLES; TOMAZELLO-FILHO, MARIO. Interactions between the Mechanical and Hydraulic Properties of Eucalyptus Trees Under Different Environmental Conditions of Fertilization and Water Availability. BIORESOURCES, v. 14, n. 3, p. 7157-7168, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
PLOYET, RAPHAEL; VENEZIANO LABATE, MONICA T.; CATALDI, THAIS REGIANI; CHRISTINA, MATHIAS; MOREL, MARIE; SAN CLEMENTE, HELENE; DENIS, MARIE; FAVREAU, BENEDICTE; TOMAZELLO FILHO, MARIO; LACLAU, JEAN-PAUL; LABATE, CARLOS ALBERTO; CHAIX, GILLES; GRIMA-PETTENATI, JACQUELINE; MOUNET, FABIEN. A systems biology view of wood formation in Eucalyptus grandis trees submitted to different potassium and water regimes. NEW PHYTOLOGIST, v. 223, n. 2, p. 766-782, JUL 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.