Busca avançada
Ano de início
Entree

O conteúdo esportivo em projetos socioeducativos: indicadores de impacto

Processo: 14/20854-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 04 de maio de 2015 - 03 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Roberto Rodrigues Paes
Beneficiário:Roberto Rodrigues Paes
Pesquisador visitante: Carlos Eduardo de Barros Gonçalves
Inst. do pesquisador visitante: Universidade de Coimbra (UC), Portugal
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia do esporte  Avaliação do impacto na saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Impacto | esporte | Pedagogia do Esporte | Programa Socioeducacional | Pedagogia do Esporte

Resumo

A proposta de Auxílio à Pesquisa, na modalidade de Pesquisador Visitante, emana da demanda que cerca o Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), lotado na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) e registrado no Diretório de Grupos do CNPq, o qual tem como objeto de estudo o fenômeno esportivo na contemporaneidade. O esporte é compreendido como um dos fenômenos mais importantes desse início de século XXI, complexo e plural, manifesto em diversos contextos e envolvendo diferentes personagens, com múltiplos significados e finalidades. Logo, investigar e produzir conhecimento capaz de ampliar as possibilidades de convívio com o fenômeno esportivo é uma demanda emergente na contemporaneidade. Ainda, no Brasil, a demanda em torno das práticas esportivas tomam proporções de alcance inimagináveis com a realização de três dos principais eventos esportivos no mundo em uma mesma década, a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos. Por conseguinte, ampliando a busca por espaços e diferentes conteúdos esportivos.Com a finalidade de compreender e melhor conviver com o esporte enquanto fenômeno plural, o GEPESP tem se ocupado do estudo do fenômeno esportivo, observando-o em seus múltiplos cenários, diversos personagens, significados e finalidades, com foco na organização, sistematização, aplicação e avalição na dinâmica do ensino, vivência, aprendizagem e treinamento. Para tanto, o GEPESP tem buscado desenvolver ações que potencialmente venham contribuir para a compreensão do esporte, abarcando estudos em diferentes níveis de formação (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutoramento), envolvendo diferentes Instituições Nacionais e Internacionais. Na atual conjuntura, por meio de pedido de auxílio à pesquisa, na modalidade de Pesquisador Visitante, buscamos realizar uma ação para qualificação de estudos em desenvolvimento e capacitação de jovens pesquisadores. Com de atender a justificativa apresentada, no plano de trabalho para visita do Pesquisador Visitante estão previstas as seguintes atividades: a) procedimentos, sistematização e organização dos dados gerados em projetos no GEPESP, atuando diretamente para o processo de validação de procedimentos metodológicos (quantitativos e qualitativos); b) treinamento para análise e discussão de dados na dimensão do estudo do fenômeno esportivo em programa socioeducacionais; c) análise e discussão dos resultados do estudo em relação à literatura internacional, observando o seu alcance no âmbito das Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil; d) participação no desenvolvimento de evento científico-acadêmico, com a finalidade de promover o debate sobre o esporte em programas socioeducacionais, espaço para reunir grupos de pesquisa, pesquisadores e alunos de outras Instituições, além da comunidade em geral, com interesse no tema; e) por fim, participação em atividades de ensino no programa de Pós- graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação Física (FEF-UNICAMP), na disciplina de Pedagogia do Esporte (FF-106 A), além de atividades de co-orientação em nível de mestrado e doutorado. Assim, submetemos essa proposta sustentada na justificativa apresentada, sobre o alcance do fenômeno esportivo e na busca inquietante para qualificação dos nossos estudos e capacitação de jovens pesquisadores. Também, entendemos que a solicitação para 'Apoio à Pesquisa - Pesquisador Visitante' atende as demandas sobre os projetos de pesquisa em desenvolvimento, além do potencial para um processo de internacionalização do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REVERDITO, RILLER S.; GALATTI, LARISSA R.; CARVALHO, HUMBERTO M.; SCAGLIA, ALCIDES J.; COTE, JEAN; GONCALVES, CARLOS E.; PAES, ROBERTO R.. Developmental Benefits of Extracurricular Sports Participation Among Brazilian Youth. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. 124, n. 5, p. 946-960, . (14/20854-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: