Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensaio clínico randomizado de Fase II para avaliar a factibilidade, aceitação e potencial efetividade de uma intervenção psicossocial breve em associação com cuidado paliativo precoce na redução de sintomas depressivos em pacientes com câncer avançado

Processo: 14/22052-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Paiva
Beneficiário:Carlos Eduardo Paiva
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidados paliativos  Assistência ao paciente  Doente terminal  Cuidados paliativos na terminalidade da vida  Oncologia  Depressão 

Resumo

Pacientes com câncer em fase avançada reportam problemas físicos, emocionais, sociais e existenciais, que podem ser decorrentes do próprio câncer ou de seu tratamento. Estudos prévios demonstraram benefício da inclusão precoce do cuidado paliativo (CP) em associação ao cuidado oncológico padrão na redução de sintomas depressivos, melhora da qualidade de vida, aumento da sobrevida e diminuição de procedimentos invasivos desnecessários. No entanto, os pacientes continuam chegando ao CP tardiamente, mesmo em serviços especializados em oncologia de grande porte. Uma das barreiras é o estigma dos CPs, percebido pelos pacientes e profissionais de saúde como "um local para morrer". O presente estudo tem como objetivos principais avaliar a factibilidade e a aceitação/satisfação de pacientes com câncer avançado a uma intervenção psicossocial breve baseada na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em adição ao CP precoce e avaliar o impacto das intervenções na diminuição dos sintomas depressivos. Ensaio clínico randomizado, aberto, de fase II, com dois braços de intervenção e um grupo controle. Serão incluídos 150 pacientes com câncer avançado iniciando quimioterapia paliativa que preencherem os critérios de seleção. Os participantes serão recrutados nos ambulatórios de oncologia clínica do Hospital de Câncer de Barretos e divididos aleatoriamente (1:1:1) nos três braços de tratamento: braço A, cinco sessões semanais de intervenções psicossociais breves baseadas na TCC em associação com CP precoce; braço B, apenas CP precoce; braço C, cuidado oncológico padrão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão o HADS, PHQ-9, ESAS-br, FAMCARE- patient scale e o Protocolo de Entendimento sobre a Doença, os quais serão aplicados no baseline e com 45, 90, 120 e 180 dias após a randomização. Planeja-se uma análise interina para após 20 participantes com dados completos em cada braço; caso o tamanho do efeito de Cohen entre os braços A e B seja pequeno (d<0,2), o estudo continuará apenas com os braços B e C. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO CARMO, THAMIRES MONTEIRO; RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; DE OLIVEIRA, CLEYTON ZANARDO; DE ANGELIS NASCIMENTO, MARIA SALETE; PAIVA, CARLOS EDUARDO. The feasibility and benefit of a brief psychosocial intervention in addition to early palliative care in patients with advanced cancer to reduce depressive symptoms: a pilot randomized controlled clinical trial. BMC CANCER, v. 17, AUG 23 2017. Citações Web of Science: 3.
DO CARMO, THAMIRES MONTEIRO; RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; DE SIQUEIRA, MILENA RUAS; BERNARDES DA ROSA, LUCIANA DE TOLEDO; DE OLIVEIRA, CLEYTON ZANARDO; DE ANGELIS NASCIMENTO, MARIA SALETE; PAIVA, CARLOS EDUARDO. A phase II study in advanced cancer patients to evaluate the early transition to palliative care (the PREPArE trial): protocol study for a randomized controlled trial. Trials, v. 16, APR 12 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.