Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da origem da não-estacionariedade de bolhas de separação laminar não-forçadas

Processo: 14/24782-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Elmer Mateus Gennaro
Beneficiário:Elmer Mateus Gennaro
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil
Pesq. associados: Daniel Rodríguez Álvarez
Assunto(s):Instabilidade hidrodinâmica  Dinâmica dos fluidos computacional 

Resumo

O projeto propõe o estudo do processo da tridimensionalização de uma bolha de separação laminar, que tem grande importância em aplicações aeronáuticas.As bolhas de separação laminar também têm muita importância pelos efeitos que geram nos momentos de "pitch" e "roll". Esse momentos afetam a estabilidade do voo, e podem ser perigoso porque tornam o avião mais difícil de ser controlado pelo piloto.O estudo pode contribuir para as questões em aberto e o aprimoramento dos métodos de previsãodo ponto de transição, tópico importante em projetos de aeronaves.Essa contribuição está também diretamente relacionada com a redução do arrasto e consequentemente, redução de custos.O problema será tratado dentro do escopo da teoria de estabilidade linear global.Análises de instabilidade linear baseadas na solução de problemas de autovalores podem ser limitadas dependendo das hipóteses tomadas para o escoamento base, e por isso, tem um enorme custo computacional. Neste contexto, a tridimensionalidade da bolha de separação bifurcada impõe a necessidade de introduzir um problema de autovalor tridimensional para a análise da instabilidade secundária. A proposta desse projeto é propor e aplicar uma metodologia original e inovadora para a análise de escoamentos tridimensionais em que as variações longitudinais ocorrem numa escala que é grande quando comparada com a das variações no plano transversal do escoamento.A redução da dimensão do problema a partir de um problema autovalor tridimensional para os vários problemas de autovalores bidimensionais traduz-se em uma abordagem que permite a análise da instabilidade de bolhas de separação tridimensional a um custo computacional acessível.Espera-se contribuir para a compreensão dos mecanismos responsáveis pela origem da não-estacionariedade de uma bolha de separação laminar não forçada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ, DANIEL; JOTKAR, MAMTA R.; GENNARO, ELMER M. Wavepacket models for subsonic twin jets using 3D parabolized stability equations. COMPTES RENDUS MECANIQUE, v. 346, n. 10, p. 890-902, OCT 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.