Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional do gene THY1(CD90) após silenciamento estável, mediado por shRNA em linhagens celulares de adenocarcinoma pancreático

Processo: 14/13389-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ricardo Rodrigues Giorgi
Beneficiário:Ricardo Rodrigues Giorgi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Claudia Oliveira Carreira Nishiyama ; Mari Cleide Sogayar ; Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Assunto(s):Neoplasias pancreáticas  Adenocarcinoma  Biologia molecular  Células-tronco neoplásicas  Inativação gênica  RNA interferente pequeno 

Resumo

O câncer de pâncreas constitui uma neoplasia clinicamente agressiva e letal. Devido ao fato da doença geralmente ser diagnosticada em estágios avançados, apenas 5% dos pacientes sobrevivem por até cinco anos. Nos últimos anos, as células-tronco tumorais (CSCs) têm chamado atenção como possíveis responsáveis pela iniciação e progressão tumoral, resistência a drogas e metástase. Recentemente, foi demonstrado que o gene THY1 (CD90), conhecido como um marcador de células-tronco mesenquimais, está envolvido na interação célula/célula e célula-matriz extracelular, bem como constitui um marcador de neovascularização em tumores pancreáticos. Estudos mostram que tumores com aumento da expressão de CD90 estão associados com a progressão da doença, potencial invasivo, formação de metástase e resistência a drogas. O silenciamento de determinados genes com a utilização da técnica de RNA de interferência pode representar uma nova opção terapêutica para o câncer pancreático, em conjunto com a quimioterapia. A presente investigação tem, como objetivo, a inibição estável do gene THY1 (CD90), mediada por RNA de interferência (shRNA) em linhagens celulares derivadas de adenocarcinomas pancreáticos e a avaliação dos mecanismos moleculares associados a este tipo de neoplasia como proliferação, transformação celular, invasão e apoptose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOVAK, E. M.; HALLEY, N. S.; GIMENEZ, T. M.; RANGEL-SANTOS, A.; AZAMBUJA, A. M. P.; BRUMATTI, M.; PEREIRA, P. L.; VINCE, C. S. C.; GIORGI, R. R.; BENDITE, I.; CRISTOFANI, L. M.; ODONE-FILHO, V. BLM germline and somatic PKMYT1 and AHCY mutations: Genetic variations beyond MYCN and prognosis in neuroblastoma. Medical Hypotheses, v. 97, p. 22-25, DEC 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.