Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismos e expressão de genes do sistema imune associados à mastite em búfalas leiteiras

Processo: 14/25309-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Humberto Tonhati
Beneficiário:Humberto Tonhati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular  Mastite animal  Bubalus bubalis  Búfalos  Expressão gênica  Polimorfismo genético 

Resumo

No Brasil, os búfalos se destacam na exploração leiteira devido ao lucro proporcionado pela atividade. No entanto, perdas econômicas devidas a alterações na produção e na composição do leite, tornando-o menos adequado para o consumo e processamento, são causadas pela mastite, uma infecção da glândula mamária provocada por uma reação a alterações metabólicas e fisiológicas, traumas, ou invasão de microrganismos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar em búfalas com mastite o nível de expressão gênica dos genes lactoferrina, transferrina, ²-defensina e interleucina, e identificar nas mesmas, polimorfismos nos genes DRB2, DRB3, DMA e DMB. Para as análises de expressão gênica, amostras de leite de animais diagnosticados com mastite e de animais livres da infecção serão coletadas para a extração do RNA, síntese de cDNA e validação do perfil de expressão pela técnica de qRT-PCR. O estudo da expressão destes genes relacionados ao sistema imune atuante na glândula mamária, pode se tornar uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estratégias que visam preservar a saúde do úbere. Para o estudo dos polimorfismos e suas possíveis associações com a contagem de células somáticas, amostras de pelo serão coletadas para a extração de DNA, técnica de PCR e sequenciamento. Os genes do complexo MHC estão relacionados ao sistema inato e adaptativo do animal, por isso, a identificação de polimorfismos nestes genes poderão fornecer informações relevantes sobre a variabilidade alélica e genotípica de uma determinada população, além de prover marcadores para susceptibilidade/resistência a doenças economicamente prejudiciais aos rebanhos, como a mastite. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANAMATI, F.; STAFUZZA, N. B.; GIMENEZ, D. F. J.; STELLA, A. A. S.; SANTOS, D. J. A.; FERRO, M. I. T.; ALBUQUERQUE, L. G.; GASPARINO, E.; TONHATI, H. Differential expression of immune response genes associated with subclinical mastitis in dairy buffaloes. ANIMAL, v. 13, n. 8, p. 1651-1657, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
SILVA STELLA, ALINE APARECIDA; SIMIELLI FONSECA, LARISSA FERNANDA; JOVINO GIMENEZ, DANIELE FERNANDA; TANAMATI, FERNANDA; DO NASCIMENTO, ANDRE VIEIRA; CARDOSO, DIERCLES FRANCISCO; TONHATI, HUMBERTO. Expression profile of the CSF3 and LPO genes in milk from buffalo (Bubalus bubalis) with and without mastitis. MOLECULAR AND CELLULAR PROBES, v. 41, p. 39-42, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.