Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de intervenção para idosos com comprometimento cognitivo leve

Resumo

Com o envelhecimento populacional, a demência tornou-se um dos mais relevantes problemas de saúde pública mundial. Dentre os diferentes tipos, a causada pela doença de Alzheimer (DA) é a mais frequente, respondendo por quase 60% dos casos. Acredita-se que o subtipo amnéstico do comprometimento cognitivo leve do tipo amnéstico (CCLa) pode ser uma forma sintomática inicial da DA. A literatura aponta que este grupo, apesar das dificuldades, têm preservada a capacidade de aprender novas informações e adaptar o seu comportamento e, há evidência de plasticidade cognitiva em tarefas envolvendo memória verbal, visual e funções executivas. Dentre as intervenções, na área da Gerontologia, para essa população, a Educação em Saúde (ES) e o Treino Cognitivo (TC) podem ser importantes escolhas para a melhora da memória, funcionalidade e qualidade de vida. Desta forma, torna-se imperativo o desenvolvimento de estudos, que utilizam estratégias de intervenções para essa população. Considerando o exposto, esse estudo tem como objetivo verificar os efeitos da ES (palestras e orientações a cerca de dúvidas elencadas pelo grupo) e do TC (atenção, memória e funções executivas) em idosos com CCLa, com avaliações da transferência das estratégias para o cotidiano, pré e pós intervenção e de seguimento. Os participantes serão avaliados antes e depois das intervenções por instrumentos de avaliação multidimensional, com follow up após 6 meses da intervenção. Em atingindo esse objetivo, o estudo deverá contribuir para o avanço da prática da Gerontologia com intervenções baseadas em evidências clínicas o que esclarecerá questões importantes e ainda não suficientemente resolvidas em relação à prevenção de doenças devastadoras como a Doença de Alzheimer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, JULIANE CRISTINE; RODRIGUES, ISABELA AZEVEDO; CASEMIRO, FRANCINE GOLGHETTO; MONTEIRO, DIANA QUIRINO; LUCHESI, BRUNA MORETTI; NISIHARA CHAGAS, MARCOS HORTES; CASTRO, PAULA COSTA; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA; MARTINS GRATAO, ALINE CRISTINA. Effects of a Health Education program on cognition, mood and functional capacity. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 4, p. 808-815, JUL-AUG 2017. Citações Web of Science: 1.
FRANCINE GOLGHETTO CASEMIRO; ISABELA AZEVEDO RODRIGUES; JULIANE CRISTINE DIAS; LUDMYLA CAROLINE DE SOUSA ALVES; KEIKA INOUYE; ALINE CRISTINA MARTINS GRATÃO. Impact of cognitive stimulation on depression, anxiety, cognition and functional capacity among adults and elderly participants of an open university for senior citizens. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 19, n. 4, p. -, Ago. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.