Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de intervenção para idosos com comprometimento cognitivo leve

Resumo

Com o envelhecimento populacional, a demência tornou-se um dos mais relevantes problemas de saúde pública mundial. Dentre os diferentes tipos, a causada pela doença de Alzheimer (DA) é a mais frequente, respondendo por quase 60% dos casos. Acredita-se que o subtipo amnéstico do comprometimento cognitivo leve do tipo amnéstico (CCLa) pode ser uma forma sintomática inicial da DA. A literatura aponta que este grupo, apesar das dificuldades, têm preservada a capacidade de aprender novas informações e adaptar o seu comportamento e, há evidência de plasticidade cognitiva em tarefas envolvendo memória verbal, visual e funções executivas. Dentre as intervenções, na área da Gerontologia, para essa população, a Educação em Saúde (ES) e o Treino Cognitivo (TC) podem ser importantes escolhas para a melhora da memória, funcionalidade e qualidade de vida. Desta forma, torna-se imperativo o desenvolvimento de estudos, que utilizam estratégias de intervenções para essa população. Considerando o exposto, esse estudo tem como objetivo verificar os efeitos da ES (palestras e orientações a cerca de dúvidas elencadas pelo grupo) e do TC (atenção, memória e funções executivas) em idosos com CCLa, com avaliações da transferência das estratégias para o cotidiano, pré e pós intervenção e de seguimento. Os participantes serão avaliados antes e depois das intervenções por instrumentos de avaliação multidimensional, com follow up após 6 meses da intervenção. Em atingindo esse objetivo, o estudo deverá contribuir para o avanço da prática da Gerontologia com intervenções baseadas em evidências clínicas o que esclarecerá questões importantes e ainda não suficientemente resolvidas em relação à prevenção de doenças devastadoras como a Doença de Alzheimer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCINE GOLGHETTO CASEMIRO; ISABELA AZEVEDO RODRIGUES; JULIANE CRISTINE DIAS; LUDMYLA CAROLINE DE SOUSA ALVES; KEIKA INOUYE; ALINE CRISTINA MARTINS GRATÃO. Impacto da estimulação cognitiva sobre depressão, ansiedade, cognição e capacidade funcional em adultos e idosos de uma universidade aberta da terceira idade. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 19, n. 4, p. 683-694, . (14/18829-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.