Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das emoções geradas por eventos da vida no consumo alimentar e nos níveis plasmáticos de hormônios reguladores do apetite em mulheres

Processo: 14/14732-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Dietética
Pesquisador responsável:Rosa Wanda Diez Garcia
Beneficiário:Rosa Wanda Diez Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento alimentar  Consumo de alimentos  Regulação do apetite  Emoções  Mulheres 

Resumo

Introdução: O comportamento alimentar está relacionado com emoções. Mecanismos hedônicos e homeostáticos fazem a regulação do apetite interagindo as experiências psicológicas e ambientais, os sinais fisiológicos e os processos neurais. Tais condições fundamentam a hipótese de que as emoções provocadas pelas tensões da vida em um contexto de alta disponibilidade de alimentos, podem incrementar o consumo alimentar, de modo que o alimento funcione como um atenuador de tensões e afete os hormônios do apetite. Objetivo: Verificar a influência de emoções gerada por tensões da vida na ingestão alimentar e no nível dos hormônios do apetite em um ambiente com alta disponibilidade de alimentos. Método: Para o desenvolvimento desse trabalho serão avaliadas 40 mulheres adultas, sendo 20 mulheres eutróficas e 20 com sobrepeso. Ambos os grupos serão submetidos a duas intervenções com videoclipes: um videoclipe que evoca emoções provocadas por dramas da vida e outro com cenas comuns do cotidiano, considerada intervenção com emoção neutra. As emoções evocadas pelas intervenções serão analisadas por escalas analógicas e um instrumento qualitativo. As amostras de sangue para dosagem dos hormônios do apetite (insulina, grelina e leptina) serão coletadas antes e depois das intervenções. Após as intervenções será oferecido um lanche ad libitum contendo alimentos doces, salgados, saudáveis e não saudáveis. O consumo alimentar será avaliado por observação direta. Energia e carboidrato serão aspectos nutricionais analisados. Terminado o lanche será realizado grupo focal para explorar as emoções geradas pelo vídeo e a auto percepção do consumo alimentar diante das emoções provocadas pela rotina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUIAR-MOREIRA, ANA CAROLINA; PEREIRA PINHO, THIAGO MAEHARA; OLIVEIRA FILGUEIRA, GABRIELA CAMPOS; DIEZ-GARCIA, ROSA WANDA. Real Life Scenes to Study Emotions in Women. QUADERNOS DE PSICOLOGIA, v. 19, n. 1, p. 49-58, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.