Busca avançada
Ano de início
Entree

Visita do pesquisador Dr. Andreas Bueck, da Otto von Guericke Universitat, Alemanha

Processo: 15/00362-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 18 de abril de 2015 - 15 de maio de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:João Cláudio Thoméo
Beneficiário:João Cláudio Thoméo
Pesquisador visitante: Andreas Bueck
Inst. do pesquisador visitante: Otto von Guericke University Magdeburg (OVGU), Alemanha
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/12624-0 - Aplicação de métodos físico-químicos e enzimáticos na sacarificação do bagaço de cana: estudos de microrganismos, processos fermentativos relacionados e métodos de hidrólise, AP.TEM
Assunto(s):Reatores biológicos  Enzimas  Fermentação  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

O pesquisador visitante convidado, Jr. Prof. Dr. Ing. Andreas Bück, vinculado ao Instituto de Engenharia de Processos (IVT/ TVT) da Universidade Otto-von-Guericke (OvGU), em Magdeburg, Alemanha, terá um programa de atividades e cronograma de trabalho abrangente, que lhe permitirá contribuir em diversas frentes para com o grupo de pesquisa anfitrião. Inicialmente, o visitante ministrará uma disciplina condensada de Tópicos em Modelagem e Simulação de Processos de Engenharia Química e de Alimentos, com carga horária de 30 horas (2 créditos) a alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECA) do IBILCE/UNESP. Também está prevista uma visita ao Centro de Secagem do Departamento de Engenharia (DEQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante a qual o visitante deverá ministrar palestra de exposição da linha de pesquisa de seu grupo na OvGU. O visitante também participará como membro convidado da comissão examinadora da defesa da tese de Doutorado da aluna do PPG-ECA Fernanda Perpétua Casciatori, com a qual o pesquisador colaborou colaborado previamente durante o estágio de pesquisa da aluna na instituição de origem do visitante, com patrocínio da FAPESP (Bolsa BEPE, Proc. 2012/13939-0). A aluna apresentará sua tese em inglês e será arguida pelo Dr. Bück, da mesma forma como os demais membros da banca examinadora. Em relação às atividades de pesquisa, o Dr. Bück auxiliará no projeto de Mestrado da aluna Érika Rezende Tada (PPG-ECA/ IBILCE/ UNESP), para a modelação da transferência de calor num biorreator rotativo e na implementação dos modelos para simulação em ambiente MatLab. No projeto da aluna Fernanda, o Dr. Bück auxiliará no aprimoramento dos modelos já desenvolvidos anteriormente na Alemanha para biorreatores de FES em leitos fixos, com modelos a uma e a duas fases, e iniciará as discussões sobre a implementação de sistemas de controle automático retroativo em rotinas em MatLab. Ademais, durante sua estada no IBILCE/UNESP, o professor visitante e o anfitrião poderão se dedicar à preparação de publicações científicas e futuros projetos de pesquisa conjuntos, dentre as quais a submissão de um projeto conjunto OvGU/UNESP dentro do edital PROBRAL/CAPES e das inciativas Brasil/Alemanha da FAPESP. Discussões com demais docentes do PPG-ECA estão previstas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDES TADA, ERIKA FERNANDA; BUECK, ANDREAS; CASCIATORI, FERNANDA PERPETUA; TSOTSAS, EVANGELOS; CLAUDIO THOMEO, JOAO. Investigation of heat transfer in partially filled horizontal drums. CHEMICAL ENGINEERING JOURNAL, v. 316, p. 988-1003, MAY 15 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.