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Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias: investigando o clima escolar

Processo: 14/24297-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Telma Pileggi Vinha
Beneficiário:Telma Pileggi Vinha
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Adriana de Melo Ramos ; Alessandra de Morais Shimizu ; Carmen Lúcia Dias ; Carolina de Aragão Escher Marques ; Juliana Aparecida Matias Zechi ; Lívia Maria Ferreira da Silva ; Luciene Regina Paulino Tognetta ; Maria Suzana de Stefano Menin ; Marialva Rossi Tavares ; Patrícia Unger Raphael Bataglia ; Raul Aragão Martins ; Roberta Gurgel Azzi
Assunto(s):Psicologia educacional  Relações interpessoais  Ambiente escolar 

Resumo

O clima escolar pode ser compreendido como o conjunto de percepções dos integrantes da comunidade escolar em relação à instituição que descortinam os fatores relacionados à organização, as estruturas pedagógica e administrativa, além das relações humanas que ocorrem nesse espaço. Ele influencia não apenas as aprendizagens escolares (rendimento, motivação...), mas também a qualidade das interações sociais (conflitos, agressões...) Ainda não há no Brasil, instrumentos validados que possibilitem a avaliação das diversas dimensões interrelacionadas que compõem o clima, tais como, aprendizagem, relacionamentos sociais, segurança, justiça, participação, infraestrutura e pertencimento. Nenhum dos instrumentos atendeu a todos os critérios elencados. Em vista disso, esse projeto visa, construir, testar e validar três instrumentos, adaptados à realidade das escolas brasileiras, para avaliar o clima escolar em alunos do 7º ao 9º ano, docentes e gestores. A partir do estudo da literatura na área e da análise de vários instrumentos internacionais sobre clima escolar, elaboramos questionários em formato Likert direcionado aos três grupos (gestores, docentes e alunos). Esses instrumentos já foram pré-testados e submetidos à apreciação de especialistas na área. São compostos por questões contendo itens que avaliam as percepções dos sujeitos a respeito das dimensões que constituem o clima. Foram aplicados em 1030 sujeitos visando aperfeiçoamento preliminar. Após esse aprimoramento, esses instrumentos serão novamente aplicados em 3000 sujeitos, alunos do 7º ao 9º ano, professores e gestores de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Os dados serão analisados quantitativamente por meio de tratamento estatístico. Além de contribuir para a ampliação de pesquisas nessa área, esses instrumentos permitirão às escolas ampliar o conhecimento de sua realidade possibilitando a elaboração de propostas de intervenção mais eficazes. (AU)

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