Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão das pregas vocais de idosos

Processo: 14/13741-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Regina Helena Garcia Martins
Beneficiário:Regina Helena Garcia Martins
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos  Distúrbios da voz  Prega vocal  Presbifonia  Microscopia eletrônica de varredura  Idosos 

Resumo

O processo de senilidade do organismo não poupa as estruturas da laringe e a presbifonia representa evento fisiológico relacionado ao envelhecimento da voz. Inicia-se a partir de sexta década de vida, tendo como principais sintomas vocais: rouquidão, fonastenia, voz tremula, diminuição da potência e da extensão vocal. A freqüência fundamental das vozes das mulheres idosas torna-se mais grave e dos homens mais aguda. Muitos idosos são ainda ativos no ambiente de trabalho e participam de atividades de canto em corais, sendo importante manter sua performance vocal. Algumas pesquisas demonstram na laringe do idoso maior produção de colágeno na lâmina própria, menor concentração de fibras elásticas e de ácido hialurônico e atrofia do epitélio e do músculo vocal. A maioria desses estudos utiliza colorações convencionais ou imunohistoquímicas, havendo poucos estudos de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. Objetivo: estudar a laringe do idoso sob a óptica da microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. Métodos: Serão removidas oito laringes de cadáveres idosos (acima de 75 anos) e oito de adultos controles (30 a 50 anos) durante necropsia. Após exame macroscópico para descartar possíveis lesões, a porção mediana de ambas as pregas vocais será removida, fixada em glutaraldeido a 2% e encaminhada, cada uma, para preparo de microscopia de varredura e transmissão. Serão analisadas, na varredura, a cobertura epitelial, a lâmina própria e a camada muscular. Na transmissão será examinada a ultraestrutura do epitélio, da membrana basal e dos componentes da lâmina própria (matriz extracelular e população de fibroblastos). As imagens serão fotografadas e apresentadas de forma descritiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, TATIANA MARIA; GARCIA MARTINS, REGINA HELENA; PESSIN ADRIANA, BUENO BENITO. Transmission Electron Microscopy of the Presbylarynx in the Process of Voice Aging. JOURNAL OF VOICE, v. 32, n. 1, p. 3-7, JAN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.