Busca avançada
Ano de início
Entree

O trabalho na fabricação de joias em Limeira, SP

Processo: 14/25829-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Sandra Francisca Bezerra Gemma
Beneficiário:Sandra Francisca Bezerra Gemma
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Marta Fuentes Rojas
Assunto(s):Joias  Ergonomia no trabalho  Riscos ocupacionais  Limeira (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Ergonômica do Trabalho | bijuterias | ergonomia | Jóias | Produção | Ergonomia

Resumo

O setor de joias e folheados traz ganhos em termos econômicos e gera empregos para o município de Limeira. No entanto, ele comporta uma série de limitações, como a pouca sofisticação em termos tecnológicos, somada aos problemas ambientais. Este projeto de pesquisa visa descrever, caracterizar e compreender os sistemas de trabalho, tarefas e atividades demandadas no processo de fabricação de joias, folheados e bijuterias. Permitirá ainda identificar os riscos aos quais estão expostos os trabalhadores deste setor, bem como avaliar os impactos que este processo de produção traz para o trabalho das pessoas, por meio do levantamento das possíveis dificuldades e das estratégias para superá-las. Por fim, pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento das principais questões inerentes a este tipo de produção, no sentido de criar elementos que possam favorecer o desenvolvimento de políticas e estratégias locais de enfrentamento dos problemas. Para atingir os objetivos aqui propostos serão selecionadas três empresas do setor de fabricação de joias e folheados de Limeira, envolvidas nas principais etapas da cadeia produtiva, para realização de um estudo detalhado das condições de trabalho, por meio da ergonomia da atividade e da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). A contribuição da ergonomia se dá justamente pelo seu caráter interdisciplinar, integrando conceitos das ciências sociais com os avanços tecnológicos, tendo como resultados o aumento da capacidade produtiva individual, redução de acidentes de trabalho e a melhoria das condições de saúde da população trabalhadora. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Trabalho infantil pode afetar quase 6 milhões no país 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLAVIA TRALDI DE LIMA; SANDRA FRANCISCA BEZERRA GEMMA. PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: VIVÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE SEMIJOIAS. Psicologia & Sociedade, v. 31, . (14/25829-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.