Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparative study of biomolecules composition of Bothrops jararaca snake venom milked and processed in the herpetology of Butantan Institute between 1963 and 2008

Processo: 14/50510-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Convênio/Acordo: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC)
Pesquisador responsável:Anita Mitico Tanaka-Azevedo
Beneficiário:Anita Mitico Tanaka-Azevedo
Pesq. responsável no exterior: Juan José Calvete Chornet
Instituição no exterior: Instituto de Biomedicina de Valencia (IBV), Espanha
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/10266-5 - Estudo comparativo da composição de biomoléculas dos venenos da serpente Bothrops Jararaca extraídos e processados no Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan entre 1963 e 2009, AP.R
Assunto(s):Venenos de serpentes  Bothrops jararaca  Proteômica  Antivenenos  Cooperação internacional 

Resumo

Os venenos de serpentes produzidos no Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan são, basicamente, congelados e liofilizados para manter suas atividades; mas a eficiência desses processos não foi ainda estudada, assim como a sua longevidade. A análise proteômica dos venenos de B. jararaca coletados no I. Butantan, entre 1963 e 2008, é de grande relevância para o desenvolvimento desse projeto. Tal análise permitirá avaliar a longevidade das atividades bioquímicas e fisiológicas de venenos de serpentes utilizados para a produção de soro antiofídico. Como o I. Butantan é um dos maiores produtores de soros antiofídicos na América Latina estes dados são extremamente importantes para a pesquisa científica e para a saúde pública. Considerando a vasta experiência do Dr. Juan José Calvete e de seu grupo na área da venômica, a sua participação neste projeto será essencial. Outro fator a ser considerado é a infraestrutura e equipamentos fornecidos pelo grupo espanhol, tais como instalações de espectrometria de massa, que não estão disponíveis no laboratório brasileiro. Além disso, essa parceria também vai permitir a formação de profissionais em proteômica pelo instituto espanhol. O laboratório espanhol tem um histórico de longa data de colaboração com grupos de pesquisa brasileiros, incluindo alguns no Instituto Butantan. O projeto colaborativo proposto irá criar novas parcerias contribuindo assim para o fortalecimento das excelentes relações existentes entre o Laboratório Estrutural e Funcional Espanhol e o grupo brasileiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HATAKEYAMA, DANIELA M. `; DE MORAIS-ZANI, KAREN; SERINO-SILVA, CAROLINE; GREGO, KATHLEEN F.; SANT'ANNA, SAVIO S.; FERNANDES, WILSON; ANIZ, PATRICIA A. E. A.; TORQUATO, RICARDO J. S.; TANAKA, APARECIDA S.; SANZ, LIBIA; CALVETE, JUAN J.; TANAKA-AZEVEDO, ANITA M. Examination of biochemical and biological activities of Bothrops jararaca (Serpentes: Viperidae; Wied-Neuwied 1824) snake venom after up to 54 years of storage. Toxicon, v. 141, p. 34-42, JAN 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.