Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre células-tronco derivadas da medula óssea e células-tronco derivadas de polpa dentária na regeneração do nervo facial de ratos

Processo: 14/18764-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2015 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Heloísa Juliana Zabeu Rossi Costa
Beneficiário:Heloísa Juliana Zabeu Rossi Costa
Instituição-sede: Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FUNDFMUSP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Márcio Paulino Costa ; Ricardo Ferreira Bento
Assunto(s):Otorrinolaringologia  Paralisia facial  Nervo facial  Células-tronco  Ratos 

Resumo

A paralisia facial periférica (PFP), considerada a mononeuropatia aguda mais comum, apresenta como segunda etiologia mais freqüente os traumas de cabeça e pescoço. Nas lesões graves do nervo facial (neurotmese) a recuperação espontânea não é esperada e os resultados funcionais cirúrgicos são pobres. Foram demonstrados efeitos positivos das células-tronco derivadas da medula óssea e da polpa dentária sobre a regeneração do nervo facial, porém não existem trabalhos que comparem com o mesmo método as vantagens de um tipo celular sobre o outro, o que nos trará subsídio para decidir qual utilizar em um futuro estudo clínico. O objetivo do presente estudo é comparar a melhora funcional (eletroneuromiografia), histológica (qualitativa, quantitativa e morfométrica) e por imunoflorescência do ramo mandibular do nervo facial de ratos obtida após autoenxerto e implantação ou não de células multipotentes do estroma mesenquimal, ou de polpa dentária. Será realizado autoenxerto no ramo mandibular do nervo facial de ratos, sobre o qual será colocado tubo de ácido poliglicólico preenchido com gel acelular de lâmina basal purificada (grupo controle), com implantação de células-tronco derivadas da medula óssea (grupo B) ou da polpa dentária. Após seis semanas, os animais serão sacrificados e as análises serão comparadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, LARISSA VILELA; BENTO, RICARDO FERREIRA; CRUZ, DAYANE B.; MARCHI, CLAUDIA; SALOMONE, RAQUEL; OITICICCA, JEANNE; COSTA, MARCIO PAULINO; HADDAD, LUCIANA A.; MINGRONI-NETTO, REGINA CELIA; ZABEU ROSSI COSTA, HELOISA JULIANA. Stem Cells from Human Exfoliated Deciduous Teeth (SHED) Differentiate in vivo and Promote Facial Nerve Regeneration. CELL TRANSPLANTATION, v. 28, n. 1, p. 55-64, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.