Busca avançada
Ano de início
Entree

Portal para desenvolvedores novatos em comunidades de software livre

Resumo

Projetos de software livre têm alavancado o desenvolvimento e crescimento de diversos setores da sociedade. Muitos desses projetos são mantidos ou recebem contribuições de voluntários globalmente distribuídos. Entretanto, ao tentar entrar em um projeto, os desenvolvedores são sujeitos a várias barreiras relacionadas a, por exemplo, quebras de expectativa, problemas de recepção, configuração de ambiente, curva de aprendizado etc., e muitos novatos acabam desistindo. Estudos anteriores investigaram o processo de tornar-se membro do projeto e as motivações para contribuir, entretanto poucos focaram na identificação e entendimento das barreiras críticas que os novatos encontram até enviar sua primeira contribuição. Neste projeto, propomos a extensão de um estudo qualitativo realizado anteriormente, a concepção de mecanismos de awareness para mitigar essas barreiras, a implementação de um portal para comunidades de software livre e a implantação e avaliação desse portal. Alguns mecanismos serão baseados em técnicas de mineração de repositórios para identificação de dependências de mudança entre artefatos, análise de redes sociotécnicas e identificação de indícios de problemas de qualidade de software. Esperamos com esse projeto avançar na direção de um maior fluxo de contribuições por novatos em comunidades de software livre. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEINMACHER, IGOR; GEROSA, MARCO; CONTE, TAYANA U.; REDMILES, DAVID F. Overcoming Social Barriers When Contributing to Open Source Software Projects. COMPUTER SUPPORTED COOPERATIVE WORK-THE JOURNAL OF COLLABORATIVE COMPUTING, v. 28, n. 1-2, p. 247-290, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.