Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das células e tecidos envolvidos no processo de reparação e de revitalização / revascularização da polpa dental

Resumo

Resumo: Muitas injúrias podem acometer o dente durante a vida, como: cárie, atrição, abrasão, erosão, trauma, procedimentos e materiais restauradores resultando em lesão parcial ou perda total do tecido conjuntivo pulpar. A engenharia tecidual tem sido aplicada na tentativa de se restabelecer o órgão pulpar através de técnicas de reparação pulpar, quando ocorre perda parcial do tecido ou utilizando técnicas de revitalização/revascularização pulpar, quando há perda total da polpa coronária e radicular em situações de dentes jovens com fechamento apical incompleto. O mecanismo de reparo ou de revitalização/revascularização que se segue após uma injúria à polpa dental é importante para a sobrevivência do dente e envolve uma série de processos biológicos que precisam ser completamente esclarecidos. Ainda pouco é sabido sobre o mecanismo molecular envolvido na cura pulpar e mais precisamente, a origem e a dinâmica de recrutamento e diferenciação de células envolvidas nos processos de reparação e de revitalização/revascularização pulpar, além do comportamento destas células perante aos diferentes materiais e substâncias químicas usados nestas técnicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FROZONI, MARCOS; MARQUES, MARCELO ROCHA; HAMASAKI, SILVIA KAORU; MOHARA, NELSON TSUTOMU; SOARES, ADRIANA DE JESUS; ZAIA, ALEXANDRE AUGUSTO. Contribution of Bone Marrow-derived Cells to Reparative Dentinogenesis Using Bone Marrow Transplantation Model. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 46, n. 3, p. 404-412, MAR 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.