Busca avançada
Ano de início
Entree

Árvores de Qualea grandiflora Mart. (Vochysiaceae) encontradas na beira de estradas estão reprodutivamente isoladas? Um estudo baseado em marcadores microssatélites

Processo: 14/17472-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2014 - 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Alexandre Magno Sebbenn
Beneficiário:Alexandre Magno Sebbenn
Instituição-sede: Instituto Florestal. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional  Árvores florestais  Qualea  Reprodução vegetal  Diversidade genética  Fluxo gênico  Cerrado  Fragmentos florestais 

Resumo

No contexto da intensa fragmentação do Cerrado e buscando conhecer as funções ecológicas de árvores encontradas na beira de estradas, o objetivo deste projeto é comparar a diversidade genética, a taxa de endogamia e o sistema de reprodução de sementes resultantes de polinização aberta de árvores matrizes de Qualea grandiflora encontradas na beira de estradas com aquelas de uma população contínua em uma área de Cerrado, procurando responder as seguintes questões: i) Árvores de Q. grandiflora localizadas na beira de estradas estão reprodutivamente isoladas? ii) A taxa de cruzamento, o número efetivo de doadores de pólen e a correlação de paternidade é diferente entre árvores encontradas na beira das estradas e na população contínua? iii) Existe diferença no coeficiente de endogamia, coancestria e tamanho efetivo da progênie resultante de polinização aberta de ambos os contextos ambientais estudados? iv) Podemos coletar sementes de árvores na beira das estradas para programas de restauração ambiental? Serão coletadas sementes resultantes de polinização aberta de 15 árvores matrizes na beira das rodovias que ligam as cidades de Rio Claro e Itirapina, SP, e de 15 da população contínua localizada em uma área de Cerrado em Itirapina. Cinco frutos serão coletados de cada uma das 30 árvores para a genotipagem de 6 sementes de cada fruto. Serão utilizados primers de microssatélites já desenvolvidos. Para responder as perguntas propostas, cada uma das matrizes mães também serão genotipadas. Estes resultados permitirão entender quais são os impactos da fragmentação no comportamento reprodutivo da espécie e no tamanho efetivo das gerações descentes, que auxiliará no delineamento de estratégias para a conservação e a coleta de sementes para recuperação ambiental do Cerrado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POTASCHEFF, CAROLINA M.; ODDOU-MURATORIO, SYLVIE; KLEIN, ETIENNE K.; FIGUEIRA, ANTONIO; BRESSAN, EDUARDO A.; OLIVEIRA, PAULO E.; LANDER, TONYA A.; SEBBENN, ALEXANDRE M. Stepping stones or stone dead? Fecundity, pollen dispersal and mating patterns of roadside Qualea grandiflora Mart. trees. CONSERVATION GENETICS, v. 20, n. 6, p. 1355-1367, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.